NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Auditoria ambiental AECOM

Quem é a AECOM?

A AECOM é a empresa responsável por realizar a auditoria técnica e ambiental independente das atividades desenvolvidas pela mineradora Vale S.A na bacia do Paraopeba. A auditoria foi solicitada pelo Ministério Público de Minas Gerais, devido ao rompimento da barragem B-I, em Brumadinho, em 2019.

O que a AECOM faz?

Por ser responsável pela auditoria das atividades realizadas direta ou indiretamente pela mineradora e que foram demandadas a partir do rompimento da barragem, a AECOM acompanha os projetos e ações que possam ser realizados pela Vale S.A, de modo a elaborar relatórios e notas técnicas sobre o andamento das atividades realizadas no período.

Reuniões de repasse

Uma vez por mês, a AECOM realiza uma reunião online com a presença de representantes da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Vale S.A, dentre outras instituições para falar sobre as atividades auditadas no último mês e cumprimento de prazos e metas firmados.

As Assessorias Técnicas Independentes participam desse espaço como ouvintes e não há qualquer participação das pessoas atingidas, nem acesso aos documentos produzidos pela auditoria.

Durante a realização dessa reunião são apresentadas informações sobre o Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Paraopeba (PRSABP), os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Ecológica (ERSHRE), o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) de Segurança Hídrica, Segurança das Estruturas Remanescentes e Contenção do Vazamento de rejeito, dentre outros projetos e ações relacionados ao rompimento.

Relatos de reunião

Disponibilizamos abaixo algumas informações relatadas pela AECOM nessas reuniões de repasse, sistematizadas pela equipe da ATI Paraopeba Nacab.