NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

ERSHRE > Documentos importantes

Projetos do Grupo EPA

Aqui estão reunidas as três versões mais recentes dos projetos detalhados sobre os Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico, elaborados pelo Grupo EPA.

O Grupo EPA informa que utilizará metodologias diferentes em cada um desses estudos, sendo que o estudo referente à saúde pública avalia aspectos de saúde das comunidades e de suas preocupações, enquanto a versão sobre meio ambiente e ecológico referem-se ao monitoramento e reabilitação ambiental do local.

Além das três versões mais atualizadas dos ERSHRE disponibilizadas acima, o Grupo EPA também realizará um estudo específico que considere Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs). No entanto, o Projeto Detalhado do Grupo EPA ainda não está disponibilizado para o conhecimento das pessoas atingidas e sociedade.

Relatório das Assessorias Técnicas Independentes

Em abril de 2022, as Instituições de Justiça solicitaram a entrega de uma série de documentos com informações sobre o processo de reparação pelas Assessorias Técnicas Independentes da Bacia do rio Paraopeba, da região da represa de Três Marias e das comunidades atingidas de São Gonçalo do Abaeté e Três Marias que são banhadas pelo Rio São Francisco. Dentre os produtos solicitados, o Produto J, refere-se aos ERSHRE (Relatório sintético sobre o acompanhamento, pela ATI, do ERSHRE do Grupo EPA), disponibilizado no link abaixo.