NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Organograma

Clique na imagem para ampliar

Abaixo estão descritas as atribuições de cada setor do organograma da ATI Paraopeba Nacab. Caso precise falar com a assessoria técnica, procure o analista ou escritório mais próximo de você. Confira aqui nossa página de contatos.

Responsável por coordenar estrategicamente a ATI Paraopeba Nacab, a partir da definição da governança interna, estratégias, entendimentos metodológicos e alinhamentos políticos. Realiza também articulações institucionais para a consecução dos objetivos da ATI.

 

Alexandre Chumbinho, Irla Paula Stopa, Lauro Fráguas, Luciano Marcos da Silva, Marília Andrade Fontes e Marluce Abduane

Responsável por coordenar a ação finalística da ATI através de ações de planejamento, integração de atividades, monitoramento e avaliação. Também tem a função de planejar, monitorar e avaliar a execução dos objetivos fim nos territórios, além de realizar a gestão da informação produzida pela ATI.

 

Maria Cecília Alves, Irla Paula Stopa, Sávio José do Carmo Silva, Pedro Henrique Dias Marques, Luiza Monteiro Souza e Jean Silva da Costa

Responsável por atuar diretamente na execução dos objetivos fim da ATI nos territórios e contribuir no planejamento, monitoramento e avaliação, de modo a proporcionar e auxiliar a autoidentificação das pessoas atingidas, estabelecer relações institucionais e garantir a participação informada e efetiva. Possui também a atribuição de evidenciar a concretude da realidade das pessoas atingidas às instâncias de governança da ATI Paraopeba Nacab e atores externos.

 

Jean Silva da Costa (Escritório de Esmeraldas), Luiza Monteiro Souza (Escritório de Pará de Minas) e Pedro Henrique Dias Marques (Escritório de Paraopeba)

Responsável por promover a participação informada, relativa às ações de comunicação, por meio do assessoramento à equipe e pessoas atingidas. Possui também a tarefa de desenvolver estratégias para qualificar a comunicação interna da ATI, ampliar as vozes das pessoas atingidas, além de comunicar com a sociedade sobre o desastre-crime e a reparação.    

 

Gerente responsável: Leonardo Dupin

Responsável por buscar e desenvolver soluções tecnológicas que atendam as necessidades da ATI de acompanhamento dos processos de reparação e das demandas das comunidades. Possui também a tarefa de unificar os dados do projeto em plataformas digitais e transformá-los em indicadores de painéis de Business Inteligence (BI), com observância à Lei Geral de Proteção de Dados e privacidade das pessoas atingidas e trabalhadores da ATI. Além disso, tem a atribuição de dimensionar, comprar e manter o parque tecnológico da ATI Paraopeba, como computadores, servidores, serviços em nuvem, telefonia e outros  serviços relacionados.

Gerente responsável: Matheus Álvares da Silva Lanna

Responsáveis por atuar diretamente na execução dos objetivos fim da ATI nos territórios e contribuir no planejamento, monitoramento e avaliação, de modo a proporcionar e auxiliar a autoidentificação das pessoas atingidas, estabelecer relações institucionais e garantir a participação informada e efetiva. Também possuem a atribuição de evidenciar a concretude da realidade das pessoas atingidas às instâncias de governança da ATI Paraopeba Nacab e atores externos.

 

Coordenadores responsáveis: Jean Silva da Costa (Escritório de Esmeraldas), Luiza Monteiro Souza (Escritório de Pará de Minas) e Pedro Henrique Dias Marques (Escritório de Paraopeba)

Responsável por subsidiar e animar o processo de desenvolvimento do trabalho técnico da ATI Paraopeba Nacab para os temas da reparação integral, com foco prioritário para os anexos 1.1 e 1.3 para os povos e comunidades tradicionais. Identificar, qualificar e fortalecer as propostas de projetos coletivos, as linhas de crédito e microcrédito voltados para o desenvolvimento econômico das comunidades coletivas.

 

Gerentes responsáveis: Lauro Fráguas e Luciano Marcos da Silva

Responsável por atuar na produção de inteligência jurídica para que a ação finalística da ATI esteja de acordo com a dinâmica processual. Possui também a atribuição de desenvolver ações de assessoria jurídica popular e comunitária em assuntos atinentes ao rompimento da barragem, além de garantir a orientação jurídica das ações e processos internos, visando a garantia da segurança jurídica da ATI.

 

Gerente responsável: Alexandre Chumbinho

Responsável por garantir a estruturação do projeto para o desenvolvimento das ações de assessoria aos atingidos e às Instituições de Justiça, de modo a possibilitar o fluxo e a saúde organizacional da instituição, bem como o uso dos recursos de forma transparente e eficiente.

 

Gerente responsável: Marluce Abduane