NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Brumadinho: Famílias vizinhas de barragem abandonada são retiradas de suas casas, diz mineradora

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]

Por G1 Minas — Belo Horizonte

Moradores que ficam no caminho da lama, em caso de rompimento de uma barragem abandonada da Mina do Ipê, pertencente à Emicon Mineração e Terraplanagem, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas.

Justiça de Minas Gerais havia determinado nesta segunda-feira (12), a saída de pelo menos cinco famílias do local pela empresa em 72 horas. Segundo a decisão, como a estrutura não tem passado por manutenção, pode oferecer risco.

Em nota, a Emicon informou que cumpriu a medida. “A remoção, conforme determinado, levou todos os atingidos para locais seguros entre as opções disponíveis, conforme a escolha dos atingidos”. As famílias foram para hotéis e casas vizinhas.

Brumadinho foi palco de uma das maiores tragédias da história do país em janeiro deste ano quando a Barragem de Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu. Até o momento, 248 mortes foram confirmadas e 22 pessoas seguem desaparecidas.

De acordo com a prefeitura, nove casas ficam na área chamada de autossalvamento. Muitas são usadas apenas nos fins de semanas. Duas delas estão vazias.

A barragem da Mina do Ipê está abandonada há mais de 10 anos. A estrutura estaria comprometida e apresentaria, inclusive, algumas rachaduras. Segundo a Emicon, as atividades da mineradora estão suspensas porque ela passa por uma intervenção judicial após disputa entre sócios.

‘Os estudos e laudos referentes à estabilidade, dam break, plano de emergência de suas barragens e diques estão sendo executados e, assim que concluídos, serão apresentados aos órgãos competentes’, disse a mineradora.

Ainda de acordo com a nota, a Emicon pediu desculpas aos moradores pelo transtorno.”

Fonte: https://g1.globo.com/google/amp/mg/minas-gerais/noticia/2019/08/18/brumadinho-familias-vizinhas-de-barragem-abandonada-sao-retiradas-de-suas-casas-diz-mineradora.ghtml[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo