NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

7 de abril | Dia Mundial da Saúde

Hoje, dia 7 de abril, celebramos o Dia Mundial da Saúde. A data tem o objetivo de concentrar a atenção global em ações urgentes e necessárias para manter os seres humanos e o planeta saudáveis.

Quando falamos em saúde, não dizemos apenas de ausência de doença. A saúde possui dimensões físicas, mentais e sociais. Todas devem ser cuidadas, buscando a integralidade e um bem-estar equilibrado. Construindo a qualidade da vida.

Um estudo de levantamento de dados socioeconômicos realizado pelo Nacab na Região 3 da bacia do rio Paraopeba identificou que após o desastre-crime da Vale em Brumadinho a população se encontra em situação de vulnerabilidade de saúde.

Dos 1084 entrevistados(as), quase metade relatou o desenvolvimento de sintomas emocionais relacionados à ansiedade e depressão, assim como houve aumento considerável de distúrbios do sono e respiratórios.

 As pessoas atingidas citaram também dores de cabeça, problemas de pele, hipertensão, piora na qualidade da visão, doenças cardíacas e gastrointestinais, entre outras. 

É preciso pensar e falar sobre a saúde dos atingidos e atingidas pelas barragens. E é preciso reconhecer que a garantia desse direito universal é fundamental para a conquista de uma reparação justa e integral dos danos.

Texto: Raíssa Martins
Artes: Christiane Souza e Fernando Oelze
Foto: Nathan Dumlao

Categorias de conteúdo