NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB dá início às reuniões para a construção do Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente com as comunidades da Região 3 da Bacia do Rio Paraopeba 

Durante a semana do dia 22 a 27 de julho, estão sendo realizadas as primeiras reuniões para a construção do Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente que o NACAB prestará junto às comunidades formadas ao longo da calha do Rio Paraopeba. São 23 localidades de 10 municípios que sofrem os impactos negativos da contaminação das águas do Rio Paraopeba causada pelos dejetos do rompimento da barragem da Mineradora Vale S.A, em Brumadinho, ocorrida em janeiro deste ano.

As reuniões em campo têm contado com a equipe de colaboradores do NACAB e tem como objetivo envolver, na construção do Plano de Trabalho da Assessoria Técnica Independente, as pessoas e Comissões de Atingidos de Caetanópolis, Paraopeba,  Quilombo da Pontinha, Beira Córrego e Retiro dos Moreiras, Pequi e Pindaíbas, Córrego de Areia e São José da Varginha e Três Barras, Soledade, Povoado de Cachoeirinha, Fundão, Mata da Juliana, Taquara, Padre João, Bambus, Vinhático, Cachoeirinha, São José, Vista alegre, Riacho, Papagaios, Valentim, Ribeirão do Ouro, Marinheiros, Maravilhas, Córrego do Barro, Chacreamento Paraopeba, Chacreamento Vargem Grande e Muquém.

As comunidades estão sendo visitadas e convocadas a participarem de um diagnóstico participativo para a elaboração do plano de trabalho da Assessoria Técnica Independente que ao longo dos próximos quatro anos desenvolverá atividades visando a reparação dos danos sofridos em decorrência do crime ambiental da Vale.

Durante as discussões nas reuniões, que têm contado com a equipe de colaboradores do NACAB, as comunidades apresentaram as principais demandas, relataram os danos, as angústias e as expectativas quando ao futuro e como seus modos de vida foram afetados com o rompimento da barragem. Um ponto de impacto nos relatos tem a ver diretamente com a contaminação da água e todos os desdobramentos para a vida cotidiana como a produção agrícola, a criação de animais e os demais problemas daí decorrentes. Em termos de impacto, o evento vem afetando economicamente tanto o turismo de pesca e as atividades correlatas, quanto outros aspectos da vida social que se encontram diretamente relacionados com este vetor de desenvolvimento econômico. Foram levantados, também, os variados problemas cotidianos, em todos os seus aspectos, vivenciados pela população após o rompimento da barragem.

A expectativa das comunidades e dos colaboradores do NACAB é bastante positiva, pois as reuniões têm sido pautadas pelo diálogo e a empatia, além da vontade conjunta de encontrar soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades.

 

Categorias de conteúdo