Dados consolidados mostram atuação da Assessoria Técnica desde a sua criação. Estudo foi pedido pelas Instituições de Justiça e reforça o trabalho realizado em campo
Em abril deste ano, as Assessorias Técnicas Independentes que atuam com as pessoas atingidas pela barragem de Brumadinho receberam um pedido das Instituições de Justiça solicitando a entrega de diversos produtos relacionados ao trabalho junto às comunidades (saiba mais aqui).
Entre eles, foi solicitado um balanço indicando o público efetivamente atendido em cada região, a frequência de atendimento e as atividades realizadas. Em resposta ao ofício, a ATI Paraopeba Nacab reuniu em um relatório informações de 21 pesquisas, 1053 atividades e reuniões em campo, além de mais de 4 mil demandas emergenciais registradas e encaminhadas.
“Antes tínhamos evidências das participações individuais das pessoas em arquivos, relatórios e listas de eventos, mas não tínhamos uma sistematização que nos permitia falar especificamente sobre uma pessoa e de todas as atividades em que ela esteve durante todo o processo. Foi um trabalho que durou cerca de um mês e meio e fez com que a gente amadurecesse nossos processos internos”, afirma Jef Cesar Campo Baetens, gerente de Tecnologia da Informação da ATI Paraopeba, que coordenou o trabalho.
Números do atendimento
Estima-se que o número de pessoas atingidas pelo desastre-crime na Região 3 da bacia do Paraopeba seja de mais de 25 mil. Considerando o público cadastrado no banco de dados do Nacab, existem atualmente quase 10 mil pessoas contempladas pela atuação da assessoria, um número que já cresceu mais de 40% desde o início do trabalho.
O relatório de informações produzido aponta que, até o final de junho de 2022, haviam sido realizados 10.332 atendimentos pela ATI Paraopeba Nacab, entre reuniões individuais e coletivas, orientações jurídicas, coletas de demandas e pesquisas. Em relação ao atendimento fornecido por telefone e conversas no aplicativo WhatsApp, foram enviadas um total de 108.000 mensagens e realizadas 5.874 ligações.
Por meio das redes sociais, onde são veiculadas informações sobre o processo de reparação e os danos sofridos pelas pessoas atingidas, o Nacab já alcançou com suas postagens um público de quase meio milhão de pessoas tanto no Facebook, como no Instagram. Os perfis dessas redes sociais também receberam, somados, quase 21 mil visitas.
Aprimoramento de dados
Com o objetivo de continuar aprimorando a gestão e tratamento dos dados referente ao trabalho na Região 3, a ATI Paraopeba Nacab criou o Núcleo de Gestão e Tecnologia da Informação. A criação de um setor especializado visa melhorar a estimativa do público na região atendida, consolidar o sistema de cadastro e conferir mais transparência ao processo de gestão da assessoria técnica.
A coordenadora geral da ATI Paraopeba Nacab, Marília Fontes, explica que a sistematização das atividades realizadas durante esses dois anos de trabalho ajuda a aprimorar os processos de gestão e planejamento em duas frentes.
“A primeira frente é qualificar e integrar nosso processo organizativo e os instrumentos para os registros das ações junto às pessoas atingidas, como a padronização das evidências, ajustes no aplicativo de registro de demandas, entre outros. A segunda frente, e mais robusta, é a aplicação desses resultados nas estratégias de atuação: saber onde tem mais necessidade de intensificar o trabalho, qual o formato de atendimento que chega em mais pessoas, analisar o engajamento das pessoas atingidas ao longo do processo de reparação”, finaliza.
Junto com o processo de criação do núcleo e produção do relatório de informações, também foram adotadas novas e mais inteligentes ferramentas de sistematização, possibilitando que as atividades sejam registradas à medida em que acontecem.
Matéria: Bárbara Ferreira
Edição: Raul Gondim