Estudantes e moradores de áreas atingidas trocaram experiências sobre o avanço da mineração na Zona da Mata mineira
No último sábado, 15 de abril, aconteceu na Comunidade São Pedro, município de Pedra do Anta, o evento Intercâmbio em Área Mineirada – Projeto de Extração de Magnetita da ZMM. A atividade teve como objetivo mostrar os impactos devastadores causados pela exploração de magnetita na região pela empresa Zona da Mata Mineração (ZMM).
O evento foi promovido pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), com apoio do Nacab, e contou com participação de moradores das comunidades São Pedro, Sertão e Boa Esperança, do município de Pedra do Anta, além de estudantes do grupo de pesquisa e extensão MINAS – Mineração e Alternativas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), coordenado pelo Prof. Tádzio do Departamento de Ciências Sociais da UFV.
Os participantes visitaram uma propriedade vizinha ao empreendimento e ouviram pessoas atingidas, que relataram impactos como o soterramento de um córrego que abastecia o local, deslizamento de terra e pedras, poluição sonora provocados por explosões realizadas pela mineradora, transtornos ocasionados pelo fluxo de caminhões, dentre outros. A expectativa é que essa experiência contribua para a mobilização da comunidade contra a expansão da área de atuação da ZMM.
Ao apoiar o evento o Nacab busca fortalecer a organização de agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, comunidades tradicionais e comunidades atingidas por atividades de impacto socioambiental e desastres ambientais.
Texto: Luís Henrique do Carmo
Edição: Leonardo Dupin e Raíssa Lopes