NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Comunidades da ZAS fazem oficinas formativas e debatem proposta para reassentamento 

Oficinas são realizadas pela ATI 39 Nacab, para apoiar as pessoas atingidas na análise da proposta apresentada pela Anglo American

Durante o mês de maio, as comunidades da Zona de Autossalvamento (ZAS) conhecem e discutem com a ATI 39 Nacab os principais temas da proposta de reassentamento apresentada pela Anglo American. Nas oficinas nomeadas de Análise Crítica da proposta, as temáticas trabalhadas entre os dias 14 e 21, foram: “Tamanho das propriedades (rural / urbano) e Modelo habitacional” e “Valoração do imóvel e Negociação individual”.  

As oficinas realizadas pela ATI têm reunido pessoas atingidas de Água Quente, Passa Sete, São José de Jassém e Beco, na Escola Municipal de São José de Jassém, no município de Alvorada de Minas. Os facilitadores da ATI Nacab apresentam a proposta da Anglo American, paralelamente ao Plano Comunitário de Reassentamento feito pelas pessoas atingidas. Dessa forma, é feita a comparação e análise dos pontos, com apoio técnico da equipe.  

Segundo José Ignácio Esperança, coordenador jurídico do Nacab, a análise crítica sobre os temas tem sido fundamental para que a comunidade conheça a proposta e tenha ciência de todos os pontos, para uma negociação justa. “Para que os atingidos tenham condição de avaliar as propostas feitas é preciso que as conheçam a fundo, mas também conheçam quais são seus direitos e quais propostas foram encaminhadas anteriormente. Sem isso, as comunidades correm o risco de não fazer uma avaliação crítica e renunciar a direitos que têm”, avalia José Ignácio.

“As oficinas são objetivas. As informações foram apresentadas com clareza e de forma que todos compreendessem. Os pontos discutidos também foram muito importantes para melhorar meu entendimento sobre o andamento das negociações e os cadastros.”
Lígia Santiago
atingida do Beco
"Há falta de clareza na proposta de Plano de Reassentamento enviado pela mineradora, o que faz tudo demorar. O problema é esse... porque, enquanto estamos discutindo e nada se decide, estamos em risco, pela barragem. Isso é o pior.”
Kátia Firmino Neves, atingida de São José do Jassém
Kátia Firmino Neves
atingida de São José do Jassém

Continuidade das oficinas

Para continuidade da formação e do debate das comunidades sobre os principais temas contidos no extrato da proposta da Anglo American, as oficinas da ATI 39 Nacab continuarão sendo realizadas. A previsão é de que, ao final da discussão e da elaboração coletiva, as comunidades possam apresentar uma contraproposta para o Plano de Reassentamento, para seguir as negociações com a Anglo American. 

Reportagem: Georgyanne Sena Edição: Brígida Alvim Fotos: Georgyanne Sena e Brígida Alvim

Reportagem: Georgyanne Sena 
Edição: Brígida Alvim 
Fotos: Georgyanne Sena e Brígida Alvim
Locução: Georgyanne Sena 
Comunicação ATI 39 Nacab