NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Córregos celebra com canto e dança a fé em Nossa Senhora do Rosário 

Marujada Nossa Senhora do Rosário

A alvorada festiva, o batuque do tambor, o cântico do Congado, as cores e a dança da Marujada e a sinfonia das bandas de músicas se misturaram, em perfeita harmonia, pelas ruas de Córregos. Nem mesmo o sol quente foi capaz de desanimar os fiéis. Nutridos pela fé e tradição, no domingo 15 de setembro, a população acompanhou o cortejo do reinado, a realização da Santa Missa e a procissão pelas ruas do distrito, encerrando as festividades em homenagem à Nossa Senhora do Rosário.  

Com programação rica e extensa, entre os dias 12 e 15 de setembro, as celebrações incluíram: recitação do terço, tríduo (três dias seguidos de oração), procissão da bandeira, levantamento de mastro, apresentação de bandas de musicais, coroação, congado, marujada, um saboroso almoço comunitário e distribuição de doces. 

 O reinado da juventude 

Em um discurso emocionado, a jovem rainha e festeira Maria Fernanda Saldanha, de 18 anos, agradeceu o apoio de seus familiares e da comunidade para realizar a festa, que segundo ela não foi tarefa fácil. “Nossa Senhora do Rosário me presenteou com sabedoria e me cercou de pessoas incríveis que acreditaram em mim. A juventude faz a diferença também. Hoje celebramos não apenas a nossa devoção, mas também a força da união e do amor que nos cerca.” 

O jovem rei Luiz Eduardo Pimenta, de 15 anos, representou seu pai, o festeiro Jackson Pimenta, e contou que que se sentiu muito importante por estar nesse papel. “Estou aqui representando a promessa da minha família em realizar a festa. Fiquei muito feliz por ocupar esse lugar e fazer parte dessa celebração.” 

A rainha Maria Fernanda Saldanha e o rei Luiz Eduardo Pimenta

Devido à restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida de Córregos, as celebrações foram realizadas em um espaço montado em frente à igreja. A moradora Maria do Amparo Teixeira relembra saudosa do tempo em que seu pai José Teixeira era festeiro:

“É um momento muito bonito, a festa está maravilhosa. Estou recordando muito do meu pai, deu vontade até de chorar. É uma tradição na comunidade, ano passado não teve devido a restauração da igreja. Agora, esse ano o menino (festeiro) falou: ‘Nós vamos fazer de qualquer forma’ e graças a Deus deu certo”.
Maria do Amparo Teixeira
moradora de Córregos

Manifestação cultural 

Banda Nossa Senhora Aparecida, de Córregos

Pelas ladeiras de Córregos, o desfile da rainha e do rei foi acompanhado pelo grupo de Congado de Itapanhoacanga, de Alvorada de Minas; pela Marujada Nossa Senhora do Rosário, de Conceição do Mato Dentro; e as duas bandas de músicas, Nossa Senhora Aparecida, de Córregos; e Lírio da Paz, de Conceição do Mato Dentro. 

Vandeir Moreira, o Dé, do Congado de Itapanhoacanga.

“Foi uma honra receber o convite para participar da Festa de Nossa Senhora do Rosário em Córregos! Não foi fácil estar aqui hoje, por causa de transporte, mas no final deu tudo certo e conseguimos participar dessa festa linda!”, disse Vandeir Moreira, o Dé, do Congado de Itapanhoacanga. 

Presidente da Marujada José Aparecido dos Santos

O presidente da Marujada, José Aparecido dos Santos, faz parte do grupo há 41 anos e avalia que a celebração à Nossa Senhora do Rosário é oportunidade de transmitir a tradicional manifestação cultural para as novas gerações. É uma cultura muito bonita e aconchegante, que passa de geração para geração. Eu dancei com meu pai e hoje eu sou o presidente. E me sinto muito orgulhoso quando vejo jovens participando da Marujada, o que é difícil hoje em dia.”  

Festa de Nossa Senhora do Rosário em Córregos

Reportagem e fotos: Georgyanne Sena
Edição: Brígida Alvim
ATI 39 Nacab