NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Pessoas atingidas se unem em instâncias de organização para lutar pela reparação  

Celebração em Pequi marcou o primeiro encontro da Instância Regional

No sábado, 14 de dezembro, aconteceu em Soledade, município de Pequi, a primeira reunião da Instância Regional do Sistema de Participação da Região 3. Com a presença de representantes dos dez municípios que compõem a região, o objetivo do encontro foi formalizar a instância regional e celebrar o fechamento de 2024 com a conclusão desse importante instrumento de luta das pessoas atingidas.  

O encontro teve início com um cortejo envolvendo cada uma das instâncias locais, que personalizaram um estandarte com símbolos que representassem seus municípios ou comunidades. Logo após, os participantes realizaram a leitura dos regramentos e elegeram os quatro representantes da Mesa Coordenadora da Instância Regional. 

Mesa Coordenadora: Abdalah (coordenador); Marilei (vice-coordenadora); Ana Alice (secretária); e Júnior (vice-secretário).

Foram escolhidos como representantes da Mesa Coordenadora:   

– Abdalah, de Fortuna de Minas (coordenador);
Marilei, do Shopping da Minhoca, em Paraopeba (vice-coordenadora);
Ana Alice, da comunidade de Padre João, em Esmeraldas (secretária);
– Júnior, do município de Papagaios (vice-secretário). 

Importante ressaltar que a Mesa não é representativa nem deliberativa, ou seja, não possui poder de decisão, e tem como responsabilidade a garantia da realização dos espaços deliberativos. Suas funções incluem coordenar reuniões, viabilizar locais ou links para os encontros, conferir quórum, registrar atas, organizar pautas, solicitar assinaturas de presença, divulgar reuniões, entre outras atividades administrativas. 

O Sistema de Participação é a estrutura que organiza as comunidades atingidas da Região 3 e é composto por um total de 166 pessoas atingidas. Entre eles, 99 são representantes titulares e 67 são suplentes, que devem preencher as vagas diante da impossibilidade de presença de algum dos titulares. Cada município é representado por 9 titulares e até 9 suplentes.  Além dos representantes locais, o grupo dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) também é representado pelo mesmo número equivalente a um município, ou seja, 9 titulares e até 9 suplentes.  

A validação do Sistema de Participação foi muito celebrada, pois ele vem sendo construído desde 2021. A representação de cada localidade foi cuidadosamente escolhida dentro das reuniões das instâncias locais do Sistema de Participação, que reuniram pessoas atingidas em todas as comunidades e municípios, em um processo amplo e democrático de decisão.

“A Rede de Atingidos se forma com a união das pessoas atingidas e começa a conversar sobre a importância da organização através da escolha de representantes escolhidos pelas comunidades. O que culmina no dia de hoje, com a formalização de uma instância representativa na busca por direitos para todas as pessoas atingidas da Região 3, com regramentos construídos de forma coletiva.”
Luiza Monteiro
Coordenadora do escritório do Nacab em Pará de Minas
“Eu fico muito animado para o ano de 2025! Como coordenador, será um desafio muito grande ser coordenador de um grupo tão diverso, e fazer com que cheguemos lá na ponta, no nosso objetivo de todos serem ouvidos e que todos tenham a oportunidade de se expressar. Que sejam escolhidas as propostas que atendam a maior número de pessoas para uma reparação justa para todo mundo.”
Abdalah Nassif
Representante da Mesa Coordenadora da Instância Regional e da Rede de Atingidos

Texto e fotos: Karina Marçal
Vídeo: Daniel Drumond
Edição: Fabiano Azevedo