O que começou como uma promessa pedindo saúde é, hoje, uma linda – e centenária – festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. No último domingo, 18 de maio, a comunidade de Córrego de Pedra, no município de Esmeraldas, realizou a 108ª edição do festejo, que contou com a presença de três guardas de congado, além de um público conectado com a fé e a tradicionalidade do local.

Segundo ele, a responsabilidade de organizar a festa já está na quarta geração da família. “A gente procura manter o que aprendemos com os mais velhos, que é a tradição da nossa família. Mesmo os que já moram em outras cidades continuam participando e contribuindo com a festa”, disse.
O dia foi regado a muita oração e aos fortes toques dos tambores das guardas de congo. Participaram a guarda de Pará de Minas e as guardas de Esmeraldas Nossa Senhora do Rosário de Vargem Bento da Costa, conhecida como a guarda velha de Esmeraldas, e a Guarda de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Urucuia.
A comida, que não pode faltar em toda boa festa de congado, foi preparada e servida pelas mulheres da família Barbosa.


Sequência de festas de congado
Esmeraldas conta com uma forte tradição das Guardas de Congado, patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais. O município tem três Guardas de Congo e uma de Moçambique, responsáveis por levar a fé em Nossa Senhora do Rosário nas festas de dentro e de fora da cidade.
A comemoração em Córrego de Pedra acontece sempre no domingo após o dia das Mães, e é a primeira de uma sequência de festas em homenagem à santa. Depois dela, as guardas se encontram novamente nas comunidades de Medeiros, Cachoeirinha, São José, Vargem Bento da Costa, no Centro da cidade até finalizar na festa da comunidade de Urucuia, em outubro.
Texto e fotos: Marcio Martins
Edição: Fabiano Azevedo e Marcos Oliveira
Publicação: Marcos Oliveira