Paraopeba

Chuvas intensas deixam pessoas que moram próximas ao rio Paraopeba em alerta

Instituto de Meteorologia prevê chuva acumulada até o final de sábado (24); produtora rural que teve 94% do território contaminado após enchentes teme nova cheia

O ano de 2026 inicia com muitas chuvas, deixando 550 cidades de Minas Gerais sob alerta, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o fim desta quinta-feira (22). Segundo o Climatempo, o volume acumulado de chuva até hoje, somente no município de Paraopeba, é de 250 mm, maior do que a média histórica para o mês. 

Isso tem preocupado famílias agricultoras e produtores rurais da Região 3, que desde o rompimento da barragem em Brumadinho têm enfrentado inúmeros problemas para continuar trabalhando em suas propriedades. 

O temor se justifica, já que, entre janeiro e fevereiro de 2022, a Região 3 foi severamente afetada por intensas chuvas e pelo transbordamento do rio Paraopeba. As enchentes resultaram em novos episódios de atingimento, com a lama tóxica alcançando quintais, locais produtivos e invadindo residências. Os prejuízos se refletiram diretamente na renda das famílias, em razão da redução ou perda da produção agrícola e da criação de animais: moradores relatam a interrupção de formas tradicionais de comercialização, como feiras livres e vendas porta a porta, além do aumento das despesas.

O episódio deixou marcas intensas na vida das pessoas que vivem à beira do rio, e também na paisagem, até hoje tomada por rejeitos: “Toda a vida, o rio Paraopeba teve enchente. Enchente de água. O que é que vinha? Vinha galhas, pedaços de madeira. Enchia, passava dois dias, a água toda ia embora. E era água”, relata Mona Lisa Cardoso, produtora rural de Paraopeba, que, em razão da enchente com rejeito, teve cerca de 94% da propriedade comprometida em 2022, segundo ela.  

Para além da preocupação com a enchente em 2022, Mona Lisa estranhou o aspecto de lama viscosa que desceu junto com as águas.  

“E o pior, depois que secou, virou concreto, tem locais que tem aí 40 centímetros de rejeito. Tem lugar que é uma camada mais fina, mas ele tá todo aí. Virou concreto. Todos os produtores da margem do rio estão sofrendo com isso. Não adianta querer plantar que não vai nascer”

Mona Lisa Cardoso, produtora rural de Paraopeba

Considerando que apenas alguns quilômetros do rio já foram limpos pela Vale, a preocupação com relação a novas deposições de rejeito pelo território é pertinente. Além disso, o Nacab reforça a atenção a algumas medidas de segurança, sobretudo para quem vive próximo do rio: 

  • Não se aproxime de áreas de risco
  • Evite o risco do contato com a água do rio
  • Acompanhe os noticiários e consulte o aplicativo Hidroweb* para saber informações sobre o nível do rio 

*Busque pelo código 40800001, estação: PONTE NOVA DO PARAOPEBA. O aplicativo pode não funcionar em celulares com sistema operacional mais novo.

Saiba como instalar e usar o Hidroweb no seu celular: 

Repasse informações sobre o nível do rio para as pessoas próximas a você 

Texto: Iara Milreu e Fabiano Azevedo
Edição: Fabiano Azevedo
Fotos e publicação: Marcos Oliveira