NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Associações de Córregos buscam acesso ao programa de reestruturação produtiva da Anglo American 

Na última quinta-feira (29), a ATI 39 Nacab se reuniu com as associações comunitárias de Córregos, distrito de Conceição do Mato Dentro, para apresentar o Programa de Reestruturação Produtiva da Anglo American. Estavam presentes integrantes da Associação Comunitária Esperança de Córregos (ACEC), formada por moradores; da Associação Vida Nova para  Córregos (Vinocor), que reúne produtores de frutas e polpas; e da Associação Sabores de Córregos, das quitandeiras do distrito.  

No encontro, a equipe da ATI mostrou as características do Programa, elaborado pela mineradora para incentivar a produção rural das famílias atingidas e mitigar, ou seja, reduzir os impactos negativos causados pelas operações do complexo Minas-Rio. Atualizado com a inclusão de Córregos em 2021, o programa conta com a possibilidade de contratar empresas especializadas e formar parcerias com instituições que têm interesses em comum, como é o caso das associações comunitárias. Ainda, está previsto para ser realizado com a participação direta da comunidade. 

O programa ainda prevê outras ações para as áreas de Impacto Direto (AID), como é o caso de Córregos, incluindo a “Elaboração de Plano de Ação”, a “Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)” e a “Capacitação dos Agricultores”. Na ATER estão previstas visitas técnicas às propriedades de agricultores, para fornecer o suporte que for necessário. Já na “Capacitação dos Agricultores” podem ser abordados temas como gestão das propriedades, agroindústria familiar, bovinocultura, quintais, hortas comunitárias e outras práticas agroecológicas. 

Eloiza Nascimento, analista multidisciplinar do Nacab, apresenta Programa de Reestruturação Produtiva para representantes das associações
 
Desafio de acesso 

Alguns participantes da reunião relataram saberem da existência do programa, mas apontaram dificuldades no acesso às informações, mencionando problemas com o canal de comunicação da Anglo American, pelo 0800. Lilian Silva Costa, moradora da comunidade, queixou: “Já tentei, mas não tive acesso. Já teve visita há anos, mas não houve continuidade.”  

Geovane Assis, coordenador territorial da ATI Nacab, contou que é papel da Assessoria Técnica Independente identificar falhas dos programas oferecidos pela mineradora como condicionantes do Licenciamento Ambiental. “Identificamos problemas e apontamos propostas de melhorias, a partir das experiências e dos relatos das famílias assessoradas, que colhemos através das visitas, reuniões e do diálogo constante com a comunidade. Também é nosso papel encaminhar as críticas e cobrar ações para garantir a eficácia do que é disponibilizado pela empresa aos atingidos”, explica o coordenador. 

Mesmo com a crítica apontada, a ATI reforça que o caminho disponibilizado para solicitar informações e acesso ao Programa Reestruturação Produtiva é o número de atendimento da Anglo American: 0800 941 7100 

 
Fortalecimento da comunicação e participação comunitária 

Como encaminhamento, os representantes das associações consideraram importante marcar uma reunião ampliada, para que a comunidade participe e tenha conhecimento sobre o programa. Dessa forma, também foi indicada a necessidade de a equipe do Relacionamento com Comunidades (RCC) da Anglo American participar, para esclarecer dúvidas e mostrar os caminhos para aderir ao programa.  

Fiquem atentos(as) Assim que for agendada, a Assessoria Técnica do Nacab irá informar qual a será a data do novo encontro. 

Ouça o áudio abaixo:

Reportagem e fotos: Silmara Filgueiras
Edição: Brígida Alvim 
Locução: Silmara Filgueiras e Georgyanne Sena 
Comunicação ATI 39 Nacab