NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

ATI 39 Intensifica Articulação Interinstitucional em Conceição do Mato Dentro

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]A  Assessoria Técnica Independente do NACAB, que trabalha no município de Conceição do Mato Dentro/MG de acordo com a Condicionante 39 do Projeto de Expansão da Mina do Sapo, tem intensificado sua presença e articulação no município. No dia 09 de outubro o Coordenador Geral da ATI 39, Professor Luiz Fontes reuniu-se com com três importantes segmentos do município.

A interlocução com as instituições políticas da cidade avançou a partir do encontro com o Presidente da Câmara dos Vereadores, o senhor Cláudio Alexandre Rodrigues de Oliveira, tendo ficado acertada a participação de representantes da Assessoria Técnica Independente do NACAB em uma Reunião Extraordinária da Câmara dos Vereadores de Conceição do Mato Dentro em uma data a ser especificada. 

A Assessoria Técnica Independente também será apresentada aos conselheiros na primeira Reunião Ordinária do mês de novembro do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA) do município, fato agendado após um encontro com o Presidente do órgão, Felipe Gaeta ficou agendada a participação da ATI 39 na primeira Reunião Ordinária do mês de novembro.

Além da Câmara dos Vereadores e do CODEMA, a ATI 39 e seus trabalhos serão apresentados a organizações civis da sociedade, conforme estabelecido após encontro com o representante da Sociedade Amigos do Tabuleiro, Carlo “Cadu” Eduardo. A Sociedade Amigos do Tabuleiro é uma Organização Sem Fins Lucrativos de grande importância histórica para o município, sendo pioneira na defesa dos recursos naturais da região, que é conhecida naturalmente pela Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas Gerais e terceira maior do Brasil, com uma queda de 273 metros. 

A Cachoeira do Tabuleiro (Foto: Rafael dos Reis Pereira).

Estas parcerias interinstitucionais são parte importante do trabalho da Assessoria Técnica Independente. O Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens tem como filosofia estabelecer uma comunicação direta e concisa com as instituições das regiões onde localizam-se as comunidades com as quais trabalha. As ações promovidas pela ATI 39 buscam a melhoria de vida das populações atingidas, o que é apenas consequência da garantia dos seus direitos, e a interlocução com instituições cujos propósitos estão em consonância com nossos valores só tem a somar nesta luta por uma sociedade mais justa e igualitária.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo