NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

ATI 39 Nacab avalia percurso de 2024

2024 foi marcado por grandes desafios para a equipe da Assessoria Técnica Independente ATI 39 Nacab que, há cinco anos, atua no cumprimento da Condicionante 39 do Licenciamento Ambiental da Anglo American, assessorando comunidades atingidas pelas operações da mineradora em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim, no Médio Espinhaço. Nesse fim de ano, para fazer um balanço de suas ações, a equipe realizou duas importantes reuniões.

Reunião Geral da equipe, dia 29/11, em Conceição do Mato Dentro. Foto: Brígida Alvim

Na primeira, dia 29 de novembro, houve avaliação   do trabalho realizado, identificando pontos que tiveram evolução e os que precisam de melhoria. Na segunda reunião, dia 9 de dezembro, a equipe dialogou com a diretoria da instituição, para repasses e análises do contexto e da atuação da assessoria. Assim, foi iniciado o planejamento de 2025, visando resultados ainda mais efetivos para as comunidades atingidas.

“Foi feita uma avaliação honesta e construtiva pelos trabalhadores, sendo o primeiro passo para nosso planejamento estratégico. Avalio que temos hoje uma equipe comprometida com processos e principalmente com as comunidades. Uma equipe que não se furta a enfrentar os desafios. E que, acumulando experiência e bagagem, tem respondido satisfatoriamente e obtido reconhecimento dos atores envolvidos no processo de licenciamento (comunidades atingidas, municípios, governo do estado, Ministério Público e Anglo American)”
Wander Torres
coordenador-geral da ATI 39 Nacab

Encontro com a diretoria

No dia 9 de dezembro, as diretoras do Nacab, Marília Fontes e Luíza Monteiro, e o analista Fábio Andrey reforçaram diretrizes da instituição e receberam repasses sobre os trabalhos nos territórios da ATI 39. A equipe contou sobre as negociações para reassentamento, tanto das comunidades da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da Anglo American, que resultou em um Termo de Acordo; quanto da comunidade de Gondó, que levou à aprovação do Plano de Reassentamento. Também informou sobre o pedido de licenciamento ambiental feito pela mineradora para o 2º alteamento da barragem, que abre a possibilidade de inclusão de parte das comunidades de São José do Arrudas e do Beco na ZAS. Além do assessoramento nesses trabalhos, a ATI compartilhou ações realizadas junto a outras comunidades atingidas e pessoas reassentadas pela Anglo American 

Marília Fontes parabenizou a equipe da ATI 39, reconhecendo o empenho em grandes processos: “Parabéns pela etapa que vocês acabam de construir junto com as comunidades atingidas. A gente sabe que o Acordo de Reassentamento da ZAS está longe de ser ideal, mas houve importantes conquistas nas negociações, a começar pelo quanto foi inédita a participação das pessoas atingidas. 

“Quem conhece o projeto, percebe o quanto a ATI melhorou e tem se esforçado para estar mais próxima das comunidades. Essa nova fase é fruto de muito trabalho, presença em campo, conversa com lideranças e apoio às comunidades na busca para a conquista de direitos. Somos instrumentos para fortalecer a luta do povo!”
Marília Fontes
Diretora-presidenta do Nacab

Reportagem: Patrícia Castanheira e Brígida Alvim
Fotos: Georgyanne Sena, Brígida Alvim e Riverson dos Santos
Comunicação da ATI 39 NACAB