NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Atingidos pelo crime da Vale apresentam reivindicações para Procurador Geral de Justiça de MG

Encontro aconteceu nesta sexta-feira (25) com presença de pessoas de toda bacia do Paraopeba, movimentos sociais e Assessorias Técnicas Independentes

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25 de fevereiro, uma importante reunião na sede do Ministério Público de Minas Gerais para tratar da participação popular e aplicação de relevantes pontos do acordo com a Vale relativo ao desastre-crime que atingiu a Bacia do Paraopeba.

O encontro contou com a presença dos representantes das pessoas atingidas das cinco regiões da Bacia, Movimentos Sociais, coordenadores das Assessorias Técnicas Independentes (Nacab, Aedas e Guaicuy), o deputado federal Rogério Correia e o Procurador Geral de Justiça do Estado, Jarbas Soares. 

Na ocasião, os presentes apresentaram reivindicações referentes ao anexo 1.1, que trata do Fundo Financeiro de Projetos e Demandas das Comunidades; e ao anexo 1.3, que trata dos Projetos de Fortalecimento das Políticas e Serviços Públicos.

Também foram debatidos a necessidade de se garantir a aplicação da Matriz de Danos que está sendo construída pelas ATIs no processo de levantamento de provas e valoração dos danos; o estado crítico em que as comunidades se encontram após as cheias do Rio Paraopeba; a urgência na aprovação dos planos de trabalhos apresentados pelas ATIs; a permanência e garantia da atuação efetiva das assessorias; e o clamor por justiça no processo criminal. 

Participaram da reunião pela Região 3 da Bacia do Paraopeba os atingidos Abdalah Nacif e Rogério Giannetti.

“Estamos organizados e possuímos a maturidade e capilaridade imprescindíveis pra chegar a cada uma das pessoas atingidas. Somos quem melhor percebe a diversidade cultural, religiosa e econômica das pessoas no território, basta olhar a mesa desse encontro. Já nos conhecemos profundamente e sofremos juntos. Além do conhecimento de causa, contamos com o necessário e contínuo apoio das assessorias técnicas independente para nos auxiliarem nas diversas fazes e instrumentalização das ações necessárias. Nós já estamos estudando desde o ano passado o anexo 1.1”, destacou Rogério ao defender o protagonismo e a autonomia das pessoas atingidas no desenvolvimento do anexo em questão.  

Rogério Giannetti e Abdalah Nacif, atingidos da Região 3 do Paraopeba | Foto: Marcio Martins

O Procurador do Estado registrou todas as demandas levadas pelas pessoas atingidas e movimentos sociais e se comprometeu em avaliar as demandas, levando em consideração as colocações apresentadas pelos próprios atingidos.

Eu anotei tudo que vocês me apresentaram e posso dizer que nós precisamos viver mais o drama que vocês vivem. Para a gente sentir melhor o que estamos tratando aqui. Vou chamar os nossos técnicos e a nossa equipe para visitar o território. Gostaria que vocês fizessem um roteiro. Porque é uma diferença muito grande quando você vê pessoalmente”, disse o procurador Jarbas Soares 

Flávio Bastos, coordenador da ATI Paraopeba Nacab | Foto: Daniel Drumond

O coordenador da ATI Paraopeba Nacab, Flávio Bastos, participou da reunião e avalia que o encontro foi relevante para apresentar ao Ministério Público as principais demandas das pessoas e comunidades atingidas da Bacia do Paraopeba.

Tratamos hoje de diversos pontos e o Procurador Geral do Estado tirou importantes encaminhamentos como uma visita aos territórios atingidos e a indicação de uma próxima reunião para dar respostas concretas para os pleitos que foram apresentados a ele”, completou Bastos. 

Reportagem: Marcio Martins
Fotos: Marcio Martins e Daniel Drumond
Edição: Raul Gondim 

Categorias de conteúdo