NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Atingidos pelo rompimento da barragem em Brumadinho fecham linha férrea em protesto

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″][vc_column][vc_column_text]Os atingidos pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, tragédia que está prestes a completar 300 dias, fecharam uma linha férrea no município de Mário Campos durante um protesto.

Foto: Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB (divulgação)

Cerca de 200 pessoas manifestam sua indignação e exigem soluções para os problemas oriundos do desastre ambiental. Os manifestantes exigem a continuidade do auxílio emergencial aos atingidos, a contratação imediata das assessorias técnicas, uma reunião com a diretoria da Vale, que a diretoria da empresa participe das audiências sobre o auxílio emergencial e a contratação das assessorias técnicas e a continuação das buscas pelas 16 vítimas que ainda não foram encontradas. Os atingidos exigem que a diretoria da empresa tome medidas emergenciais para impedir a contaminação dos leitos de água pelos rejeitos oriundos da barragem, perigo que se intensifica durante o período chuvoso, bem como o monitoramento por empresa independente da qualidade da água e do solo.

Após dez horas de bloqueio, a empresa recebeu atingidos e atingidas, comprometendo-se a receber representantes dos atingidos com poder de decisão na audiência que acontecerá nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, na 6ª Vara da Fazenda Pública de Minas Gerais.  A empresa receberá os atingidos dos rios Doce e Paraopeba no dia 28 para discutir as exigências das comunidades, que persistem na luta para fazer cumprir seus direitos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo