NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Boletim Semanal 17-21/01

O último boletim semanal, divulgado em nossos grupos de whastapp na sexta-feira, 21, foi uma edição especial que contou um pouco a história da festa de São Sebastião na comunidade do Sapo. O santo, também, é padroeiro do distrito e no dia 20 de janeiro é comemorado seu dia, em Conceição do Mato Dentro a data é feriado municipal.

São Sebastião é considerado protetor da humanidade contra a peste a fome, dois grandes desafios que nós, brasileiros, temos enfrentados nos últimos dois anos. A pandemia mundial ainda persiste, com novas variantes do coronavírus como a Ômicron que está causando recordes de infecções diárias no Brasil e no mundo, e a insegurança alimentar em nosso país que cresceu assombrosamente: “Em apenas dois anos, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Nesse período, quase 9 milhões de brasileiros e brasileiras passaram a ter a experiência da fome em seu dia a dia”, aponta o relatório do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito em 2021.

Neste ano, o dia de São Sebastião, foi comemorado com uma missa na igreja do Sapo, antes da pandemia a data possuía uma extensa programação com cortejo, procissão, almoços e barraquinhas, leilão da bandeira e novena. Durante as festividades o Sapo se tornava uma grande comunidade com as localidades vizinhas como Beco, Turco e Cabeceira do Turco, o fluxo de moradores para comemorar o dia do santo era bem grande. Para contar um pouco mais da história entrevistamos, dona Didi, moradora do Sapo, ouça o boletim e conheça um pouco mais dessa festa.

Edição especial sobre a festa de São Sebastião

Categorias de conteúdo