NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Comunicado à Região 3 sobre as atividades presenciais durante a onda roxa de prevenção à Covid 19

Diante do cenário ainda mais grave de pandemia no país e da implementação da onda roxa em todo estado pelo governo de Minas Gerais, o Nacab informa às famílias e pessoas atingidas da Região 3 que continuará mantendo o trabalho de maneira remota. Diferentemente das ondas passadas, quando a adesão era opcional, na fase roxa o caráter é impositivo, devido ao risco de colapso do sistema público de saúde e à necessidade de restabelecer a capacidade de assistência da rede hospitalar estadual. Logo, estamos também prorrogando a medida interna na Assessoria Técnica Independente da Região 3  por mais 15 dias.

A medida do Nacab segue as recomendações do poder público e visa conter a propagação do coronavírus, em um momento em que todas as fontes de informação oficiais indicam alto índice de ocupação de leitos de UTI e crescente aumento de casos e óbitos em todo estado de Minas Gerais. Busca também resguardar a saúde das comunidades atingidas e de seus analistas. 

A medida adotada pelo Nacab vale até o dia 07 de abril. Durante esse período, a equipe de campo continuará em contato com vocês, por meio de ligações e videoconferências para a garantia da participação informada. Ao final desse prazo, a situação será reavaliada pelo Nacab com base em dados oficiais sobre a pandemia, podendo ser retomadas as atividades presenciais.

Atualmente, o Nacab tem trabalhado pela implementação das ações previstas no acordo, como a operacionalização do Programa de Transferência de Renda e os projetos de reparação  para a Bacia do Paraopeba, realizando reuniões virtuais com as comissões de pessoas atingidas, as Instituições de Justiça e outros órgãos, atividades que continuarão sendo realizadas. Ações essenciais para a garantia dos direitos das pessoas atingidas.

Nos solidarizamos mais uma vez com todas aquelas famílias da Região 3 que estejam enfrentando o adoecimento e a perda de entes queridos nesse momento de pandemia. Reforçamos a necessidade de redobrar os cuidados e preservar a saúde. Mantenham o distanciamento, usem máscara, higienizem as mãos, fiquem em casa e preservem a vida! Estamos juntos nessa batalha!

Abraços da equipe da ATI R3 – Nacab

Categorias de conteúdo