NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Comunicado à Região 3 sobre continuidade do cuidado e prevenção à Covid 19

Estamos com grande atenção, acompanhando os dados da pandemia da Covid 19, que permanece ainda num cenário preocupante do nível de contaminação, internações e de mortes diárias. Apesar da oscilação entre as ondas roxa e vermelha em alguns dos municípios acompanhados, a fase continua muito crítica e exige de todos cuidados redobrados.

Frente a este cenário, o distanciamento social, o uso de máscaras, limpeza das mãos e uso do álcool gel são medidas preventivas necessárias para preservar a vida de todos. Logo, o Nacab vai manter por mais 15 dias o trabalho remoto e em algumas situações emergenciais realizar atividades pontuais nas comunidades, tais como coleta de assinaturas em documentos, distribuição de materiais informativos, coleta de materiais para pesquisas. Cada caso será analisado em particular, até uma nova avaliação dos índices atuais que permita uma volta com segurança ao trabalho presencial.

Ressaltamos que a modalidade remota do trabalho não impede o avanço da construção do processo de reparação das comunidades atingidas. Atualmente, o Nacab tem trabalhado pela implementação das ações previstas no acordo, como a operacionalização do Programa de Transferência de Renda e os Projetos de Reparação para a Bacia do Paraopeba ligadas ao anexo 1.3 de fortalecimento das políticas e serviços públicos municipais, realizando reuniões virtuais com as comissões de pessoas atingidas, as Instituições de Justiça e outros órgãos.

Também durante esse período, a equipe de campo continuará em contato com as pessoas atingidas, por meio de ligações e videoconferências, para o acolhimento de demandas e execução das ações da ATI.

Nos solidarizamos mais uma vez com todas as famílias da Região 3 que estejam enfrentando o adoecimento e a perda de entes queridos nesse momento de pandemia. Reforçamos a necessidade de redobrar os cuidados e preservar a saúde. Fiquem em casa e preservem a vida! Estamos juntos nessa batalha!

Abraços da equipe da ATI R3 – Nacab

Categorias de conteúdo