No dia 11 de abril, a 5ª Oficina de Construção do Plano de Ação de Reassentamento (PAR) de Gondó foi realizada pela Anglo American. Além da forte presença das famílias atingidas, acompanhadas pela equipe da Assessoria Técnica Independente – ATI 39 Nacab, também participaram o promotor local do Ministério Público, Caio Dezontini; o procurador do município de Conceição do Mato Dentro, Felipe Gaeta; representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; e o Padre Bruno Costa Ribeiro, da Paróquia de Conceição do Mato Dentro.
Após breve resumo das quatro oficinas feitas anteriormente com a comunidade, houve explicação sobre os cadastros topográfico e patrimonial, por meio dos quais estão sendo coletados dados para o cálculo dos valores das propriedades. Sancler Machado, da Ética Engenharia, apresentou as metodologias utilizadas para os cadastros e o levantamento topográfico. Ele afirmou que a empresa está aplicando os questionários às pessoas responsáveis pelos imóveis ou indicadas por elas. “Num primeiro momento, ocorre a coleta de informações e solicitação de algumas documentações do proprietário, de sua família e do imóvel; vistoria das casas e terrenos para verificação de dados de localização, dimensões da propriedade e informações sobre as produções no local”, explica.
A partir daí, a empresa faz a avaliação dos imóveis, seguindo a Norma Brasileira de Avaliação e Bens e o “Método Comparativo Direto de Dados do Mercado”. Segundo Sancler, esse método permite obter o valor do imóvel pela comparação dos preços de mercado de outros imóveis semelhantes que estão sendo ofertados, considerando o mercado imobiliário local.
Próximos passos
A Anglo American se comprometeu em enviar o extrato da proposta do Plano de Ação de Reassentamento de Gondó para os e-mails da comunidade e da ATI até o dia 15 de maio. Em seguida, a empresa apresentará a primeira proposta à comunidade em reunião. Depois, a equipe da ATI irá se reunir com as famílias de Gondó para análise do que foi proposto, debates e, se caso preciso, elaboração de uma contraproposta.
Sugestão de imóveis de destinos
A Anglo American afirmou que irá criar um banco de sugestões de áreas de destino para o reassentamento da comunidade de Gondó, nas modalidades de reassentamento rural coletivo e imóveis de terceiros (para interesses individuais). Além das áreas que a empresa apresentará como alternativas, as famílias poderão sugerir propriedades que têm interesse. As sugestões deverão ser comunicadas ou enviadas para a equipe da ATI 39 Nacab que, por sua vez, enviará para a Anglo American, para avaliação e inserção desses lugares no banco de áreas de destino.
Como fazer:
– As pessoas atingidas poderão propor áreas de destino para reassentamento coletivo até o dia 03/05/2024;
– As sugestões de áreas de destino individuais também poderão ser indicadas;
– Os envios podem ser feitos através do e-mail: [email protected] ou pela equipe da ATI 39 Nacab.
Reportagem: Cecília Santos
Edição e fotos: Brígida Alvim
Comunicação ATI 39 Nacab