No dia 15 de agosto de 2024, a Assessoria Técnica Independente – ATI 39 Nacab se reuniu com moradores de Gondó, na casa dos Romeiros, em Conceição do Mato Dentro, para repasse de ações em desenvolvimento no território.
Para abertura, a equipe exibiu um vídeo com depoimentos de duas mulheres que foram reassentadas em Gondó, Maria de Fátima Teixeira e Maria da Paz, em que relatam sobre perdas e os danos que sofrem diariamente pelas atividades minerárias. Em seguida, a analista multidisciplinar Eloiza Nascimento recitou um trecho do poema “Aos Sonhos”, do livro Cartas de amor, de Ademar Bogo, fazendo referência às pessoas atingidas de Gondó, que sonham por uma vida melhor.
O poema diz: “Sonhar é não querer ir só para um lugar melhor. É ver em cada olhar um pedaço do lugar onde descansa a esperança. Quem sonha sempre é criança; tem energia, tem alegria, tem confiança…”
A seguir, o novo coordenador territorial de Córregos e Gondó, Geovane Assis, se apresentou à comunidade e o antigo coordenador, Guilherme Bongiovani, informou que agora está como coordenador técnico da ATI Nacab, mas que continua à disposição para auxiliar as famílias no que precisarem.
Delimitação do território
A mobilizadora, Alcione Mendes, apresentou o mapa que delimita e caracteriza o território de Gondó, feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana de Conceição do Mato Dentro. “A nova delimitação traça os limites de Gondó, incluindo 24 famílias atingidas pelas operações do complexo Minas-Rio, que até então não são reconhecidas pela empresa. Foi um grande passo, pois a comunidade vem lutando para ser reconhecida. A delimitação da prefeitura já foi encaminhada para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a esperança agora é que a Anglo American reconheça todo o território de Gondó na sua proposta do Plano de Reassentamento”.
Reunião London Mining
Geovani Assis relatou sobre a reunião que ocorreu no dia 24 de julho de 2024, com representantes da comunidade e a London Mining, na modalidade online. Ele explicou que a organização é sem fins lucrativos e que tem a finalidade de acompanhar as comunidades atingidas pelas empresas mineradoras inglesas e repassar informações aos grupos de acionistas. Pessoas atingidas que representaram a comunidade nessa reunião também compartilharam sobre o encontro e as expectativas das articulações com a organização.
Vistoria para inspeção judicial
O analista jurídico da ATI Nacab, Pedro Rocha, contou que no dia 1º de agosto ocorreu uma inspeção na comunidade de Gondó, feita pelo juiz Fábio Gabriel Magrini Alves, da comarca de Conceição do Mato Dentro, decorrente da Ação Civil Pública (ACP) sobre suposta degradação ambiental do empreendimento Minas-Rio. O objetivo dessa vistoria foi o juiz verificar, presencialmente, os impactos socioambientais denunciados na ACP e dialogar diretamente com as famílias indicadas como reatingidas pela Anglo American, por terem sido reassentadas pela mineradora e continuarem sofrendo os efeitos negativos da atividade minerária.
Reassentamento
A equipe da ATI Nacab informou que o extrato da Proposta de Reassentamento da Anglo American (PAR) está previsto para ser entregue por ela no final de setembro. As pessoas atingidas presentes discutiram formas de fortalecer a luta coletiva, para que a mineradora não descumpra novamente a entrega da proposta na data e nem deixe de atender aos anseios e pedidos da comunidade, passados durante as cinco oficinas participativas realizadas pela empresa para construção do PAR.
Cadastros para reassentamento
O coordenador, Geovane Assis, informou: “A partir da última semana de agosto, a Anglo American retornará com os cadastros socioeconômico, patrimonial e topográfico. É muito importante a realização dos cadastros para o registro dos dados e atividades de cada família, que serão necessários para incluir no Plano de Reassentamento. Importante também ressaltar que todas as famílias têm o direito de ter acompanhamento de um profissional da assessoria e pode exigir isso”.
Reportagem e fotos: Georgyanne Sena
Edição: Brígida Alvim
Comunicação ATI 39 Nacab