Na noite de 14 de março, moradores das comunidades de Córregos e Gondó reuniram-se para despedirem da Cáritas e dar as boas-vindas ao Nacab, que passou a ser sua Assessoria Técnica Independente. O encontro foi na Escola Estadual Cônego Antônio Madureira, em Córregos, e contou com a presença de coordenadores da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais.
Marciana Ferreira, que foi coordenadora operacional do projeto Cáritas ATI 39, lembrou a luta junto às pessoas atingidas pela permanência da ATI ao longo de 2023. Ela também comentou a decisão de saída da Cáritas e, principalmente, a busca pela garantia da continuidade da Assessoria Técnica Independente, por meio do Nacab. Além disso, Marciana relembrou diversas atividades desenvolvidas pela Cáritas junto às duas comunidades, desde 2021, e afirmou o orgulho do trabalho e a admiração que sente por todas as pessoas atingidas de Córregos e Gondó.
O coordenador geral da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais, Samuel da Silva, afirmou que a Cáritas se coloca à disposição das comunidades de Córregos e Gondó: “Ainda que não mais enquanto Assessoria Técnica Independente, mas enquanto entidade que luta pelo respeito aos direitos humanos, pela harmonia nas comunidades, pelo acesso às políticas públicas e por uma vida digna e abundante”.
Expectativas
Alguns moradores presentes manifestaram o entusiasmo em receber o Nacab como ATI, “principalmente por meio da manutenção da equipe que estava na Cáritas, possibilitando que a comunidade permanecesse com o acompanhamento de pessoas que já conhecem a comunidade”, destacou Valter Peixoto, morador de Gondó.
O coordenador-geral da ATI 39 Nacab, Wander Torres, explicou que a manutenção da equipe que já atuava nas comunidades foi importante para a transição entre as Assessorias Técnicas Independentes. “O trabalho de assessoria precisa ser feito na base da confiança entre os trabalhadores e os moradores”, afirmou.
Foi ressaltada pelas comunidades, também: a importância da presença da ATI no território; o auxílio na construção de reuniões e espaços de debate com órgãos públicos e a mineradora; além da informação repassada pelos técnicos da Assessoria Técnica Independente sobre os direitos das pessoas atingidas.
Continuidade
No encontro, a equipe de coordenadores presentes da ATI 39 Nacab também agradeceu a acolhida das comunidades; apresentou um breve histórico da atuação do Nacab junto às outras 11 comunidades e reassentamentos assessorados e pontuou o desejo de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo construído em Córregos e Gondó, na busca pela garantia dos direitos das famílias atingidas.
Wander Torres também atualizou as famílias sobre os diálogos que estão sendo feitos para a aprovação do Plano de Trabalho para a 3ª etapa da ATI Nacab; além das expectativas pela renovação do contrato para a garantia de mais 2 anos de Assessoria Técnica Independente às 13 comunidades e reassentamentos assessorados.
Texto e foto principal: Júlia Militão
Edição: Brígida Alvim
Equipe ATI 39 Nacab