NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Comunidades de Esmeraldas se preparam para entrar no PTR

Cadastramento terá início dia 19 com pessoas que tiveram auxílio bloqueado ou negado pela Vale nas comunidades de Taquaras e Riacho

“Estamos com o sentimento de que finalmente estamos começando a estabelecer a justiça, principalmente para aqueles que mais precisam e foram negligenciados desde o início desse processo. Um sentimento de que a justiça começa a ser feita, mas ainda temos muitas lutas para serem travadas”, destaca Thiago Silveira, morador de Taquaras, comunidade localizada no município de Esmeraldas e que foi atingida pelo desastre-crime da Vale na Mina Córrego do Feijão.

Esse mesmo sentimento é compartilhado por muitos moradores de Taquaras e também da comunidade de Riacho, que, após anos de espera, serão cadastrados no Programa de Transferência de Renda (PTR) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O cadastramento acontecerá entre os dias 19 e 21 de maio, das 9h às 17h. Em Taquaras, será na casa do Jairo, ao lado da casa da Patrícia. No Riacho, será na igreja católica da comunidade.

Para Patrícia Passarela, uma das lideranças de Taquaras, a chegada do PTR na comunidade é uma grande conquista: “Depois de três anos e quatro meses de muita luta, a FGV está em campo para tentar corrigir toda a negligência que sofremos pela Vale. A expectativa é que cerca de 600 pessoas de Taquaras que tiveram o seu cadastramento negado ou bloqueado no auxílio emergencial farão o cadastro”, lembra.

Na última sexta-feira, 13 de maio, uma equipe da FGV esteve na comunidade e participou de uma reunião para tirar as principais dúvidas das pessoas atingidas, além de reforçar a listagem de documentos válidos para o cadastro, de acordo com o manual divulgado previamente (acesse aqui). Na ocasião, também foi informado que aquelas pessoas que estão na situação de bloqueadas e já realizaram o recadastramento pelo site do PTR, não precisam fazer novamente no modo presencial.

Segundo o coordenador de relacionamento Rodrigo Santos, a FGV busca fazer uma gestão humanizada para de fato amenizar o sofrimento das pessoas atingidas. “A nossa gestão não será feita de papel e sim por pessoas e para pessoas. A comunidade de Taquaras é a primeira da Região 3, com o critério de território, a ter os documentos de negados e bloqueados apreciados. Nós vamos vir aqui presencialmente até o dia que a última pessoa, que teve seu cadastro negado ou bloqueado, tiver realizado o seu cadastro no PTR. Estamos aqui para viabilizar acesso a direitos dos atingidos e atingidas”, ressaltou.

Além da reunião, a equipe da FGV esteve em Taquaras e Riacho nos dias 13 e 14, sexta e sábado, atendendo pessoalmente as pessoas atingidas e analisando os documentos que serão apresentados no cadastramento.

Comunidades de Esmeraldas se preparam para cadastro no Programa de Transferência de Renda

Pagamento

Segundo informado à comunidade pelo PTR/FGV, as pessoas que se cadastrarem e tiverem os seus documentos analisados, e estiverem em conformidade com o disposto no Manual de Aplicação de Critérios do PTR até 10 de junho, poderão receber a primeira parcela do PTR no dia primeiro de julho. Aqueles que não tiverem a documentação aprovada após o cadastro, serão contactados por um atendente da FGV para que possam realizar os ajustes necessários.

Junto com a primeira parcela do PTR, será depositada a primeira parcela do retroativo referente aos meses de novembro de 2021 até o mês anterior ao primeiro pagamento, período em que o programa já estava em funcionamento. O retroativo a ser pago também inclui as duas parcelas que foram liberadas pelas Instituições de Justiça como forma de apoio às pessoas que foram atingidas pelas enchentes em janeiro deste ano.

Matéria: Márcio Martins
Edição: Raul Gondim

Categorias de conteúdo