Com a chegada do período chuvoso, a Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro iniciou um monitoramento sistêmico dos locais de risco no município. “Em nossa região, devido ao relevo, o problema maior são as encostas e construções feitas sem acompanhamento de um profissional. Podem ocorrer deslizamentos de encostas e bloqueamento de estradas”, alerta o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Júnio Sérgio Monteiro Pacheco.
Prevenção
O Coordenador conta que, buscando prevenir acidentes, durante o ano a Prefeitura realizou diversas obras de contenção de encostas, melhorias nas redes de captação pluvial, dentre outras. Ele explica que as medidas de prevenção são muito importantes neste período de chuvas. A população deve ficar atenta e, a qualquer sinal de risco, acionar a Defesa Civil, pelo número de whatsapp: (31) 3868-1390.
Estrutura
Além do coordenador, a Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro conta com quatro agentes. E em localidades mais distantes do município dispõe de uma ou mais pessoas treinadas, nos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), que dão os primeiros socorros até a chegada dos agentes. “Melhoramos nossa capacidade de resposta às adversidades climáticas a cada ano, pois a Defesa Civil é o órgão de primeira resposta. Por este motivo, junto ao órgão estadual, temos incentivado outros municípios a instalarem também a Defesa Civil, como foi o caso de Dom Joaquim, recentemente”, ressaltou Júnio.
Ele contou que, em 2022, a Defesa Civil de Conceição do Mato Dentro teve de prestar socorro ao município de Dores de Guanhães. “O evento foi de nível 5, um deslizamento de encosta com duas mortes. A cidade estava devastada. Ajudamos a organizar os primeiros socorros às vítimas, limpeza e vistoria nos imóveis de risco; um trabalho humanitário”.
Atenção à barragem
Em relação à barragem de rejeitos da Anglo American, Júnio informou que a Defesa Civil a tem fiscalizado, constantemente, através do Centro de Gerenciamento da mineradora e que repassa as informações para a Agência Nacional de Mineração (ANM) através de relatório. Ele também acompanha as atualizações do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), sendo a última realizada em março de 2023. E considera a realização dos simulados com a participação da população atingida de extrema importância.
Alerta de riscos pelo whatsapp
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) disponibiliza alertas sobre a previsão do tempo e possíveis riscos, pelo whatsapp. Quem quiser receber mensagens de alerta pelo celular, pode se cadastrar no serviço, enviando o CEP da sua cidade para o número: 40199.
Reportagem: Patrícia Castanheira
Edição: Brígida Alvim
Comunicação ATI 39 Nacab