NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Córregos em Festa: Homenagem a São Sebastião 

Com fartura, alegria, companheirismo e fé, a comunidade de Córregos, distrito mais antigo de Conceição do Mato Dentro, homenageou São Sebastião no último fim de semana, de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. O tríduo reuniu moradores do distrito e visitantes, para a realização de missas, procissão, hasteamento da bandeira do santo e leilão. A celebração reforça a fé e a união da comunidade, mantendo viva a tradição de homenagear São Sebastião ano após ano.

São Sebastião é conhecido por sua fé inabalável e por ter sido um soldado romano que ajudava cristãos perseguidos pelo Império Romano. Nos dias de hoje, sua trajetória e exemplo de vida são motivos de devoção para vários fiéis.

As moradoras do distrito, Maria Odete de Almeida e Marli de Souza Reis, lembram a história do santo e a importância dele para as famílias da zona rural:

“São Sebastião foi condenado a ser martirizado e a morrer por flechas. E ele aceitou a sentença, porque tinha no coração o desejo de morrer por um grande amor a Jesus Cristo, que foi cruelmente crucificado por amor a todos nós”, conta dona Odete.
Maria Odete de Almeida
Moradora de Córregos
“Com São Sebastião, a gente recebe muitas graças pelo que pede. Ele é defensor de nós contra a fome, a peste e a guerra. Ele que protege as nossas plantações e nossas criações. As pessoas que são devotas dele não deixam de fazer a celebração de todo ano”, explica Marli.
Marli de Souza Reis
Moradora de Córregos

 

Almoço comunitário e bingo beneficente

O tríduo a São Sebastião foi regado a muita fartura! Marlúcia da Cruz, uma das festeiras deste ano, destacou a colaboração dos moradores na organização e na captação de recursos para realizar a festa. Para o leilão, foram arrecadadas doações de suínos, bovinos, aves, utensílios domésticos, acessórios e quitandas, entre outros brindes. Tradicionalmente, o valor arrecadado durante a festa é direcionado à Paróquia, para manter e fortalecer as atividades religiosas e sociais da comunidade.

“A ajuda da comunidade foi muito importante, pois o festeiro não consegue fazer a festa sozinho. Ficamos agradecidas primeiramente a Deus e à comunidade pela ajuda. Pedimos a intercessão de São Sebastião contra a peste, a fome e a guerra”, declara Marlúcia da Cruz, moradora de Córregos.
Marlúcia da Cruz
Moradora de Córregos

Veja mais fotos, clicando no link a seguir: Córregos em Festa: Homenagem a São Sebastião | Flickr

Ouça a reportagem em áudio:

Reportagem: Silmara Filgueiras
Edição: Brígida Alvim
Fotos: Georgyanne Sena e Silmara Filgueiras
Locução: Silmara Filgueiras
Comunicação da ATI 39 Nacab