No dia 19 de março é celebrado o Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A comunidade São José da Ilha, em Dom Joaquim, realizou sua tradicional festa em homenagem ao santo, entre os dias 10 e 19 de março. Fiéis de várias localidades do município prestigiaram as comemorações. Havia pessoas de todas as idades, crianças, idosos, famílias completas devotas à São José. Todos muito alegres por participarem da Festa que carrega muitas histórias.
No domingo, dia 10, teve o início da novena, o levantamento do mastro de São José, barraquinha com venda de caldos, canjica e cachorro-quente, e leilão. A novena seguiu até 18 de março, com barraquinha e leilão no sábado e domingo. Na terça, dia 19, a missa foi celebrada pelo Padre Marinho, e os devotos percorreram as principais ruas da comunidade em procissão
Organização da Festa
Segundo moradores antigos, a Festa de São José ocorre há mais de 50 anos em São José da Ilha. A festividade deixou de ser realizada apenas durante a pandemia.
Referência cultural
A Festa de São José é uma importante referência cultural e tradição de São José da Ilha, que reúne fiéis da comunidade e de localidades vizinhas. A celebração foi registrada no “Inventário Participativo de Celebrações – Catálogo e caminhos para resgate e valorização”, feito pela ATI 39 Nacab em 2023, de forma participativa com onze comunidades atingidas pelo projeto Minas-Rio, da Anglo American, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.
Reportagem e fotos: Patrícia Castanheira
Edição: Brígida Alvim
ATI 39 Nacab
Ouça o áudio da matéria: