NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Dom Joaquim (MG): São José da Ilha homenageia seu santo padroeiro 

No dia 19 de março é celebrado o Dia de São José, padroeiro dos trabalhadores e das famílias. A comunidade São José da Ilha, em Dom Joaquim, realizou sua tradicional festa em homenagem ao santo, entre os dias 10 e 19 de março. Fiéis de várias localidades do município prestigiaram as comemorações. Havia pessoas de todas as idades, crianças, idosos, famílias completas devotas à São José. Todos muito alegres por participarem da Festa que carrega muitas histórias.

No domingo, dia 10, teve o início da novena, o levantamento do mastro de São José, barraquinha com venda de caldos, canjica e cachorro-quente, e leilão. A novena seguiu até 18 de março, com barraquinha e leilão no sábado e domingo. Na terça, dia 19, a missa foi celebrada pelo Padre Marinho, e os devotos percorreram as principais ruas da comunidade em procissão

Missa de São José, no dia 19 de março, na Capela de São José da Ilha

Organização da Festa

Segundo moradores antigos, a Festa de São José ocorre há mais de 50 anos em São José da Ilha. A festividade deixou de ser realizada apenas durante a pandemia.

“Na época do Padre José Geraldo, ele disse que deveríamos voltar a realizar a Festa, para não deixar morrer essa tradição. Assim, a comunidade voltou a organizar. Já vi esta Festa bem mais movimentada que é agora, mas as pessoas que participaram este ano gostaram muito. Fazemos tudo com muito carinho!”
Maria Neide Silva
moradora que esteve à frente da organização
“Achei a Festa ótima! Graças a Deus, todos ajudaram muito. Muitas famílias participaram também da novena. Antes do Padre divulgar a programação, as pessoas já perguntavam quando seria o início da festa”.
Ilda Ferreira Martins
moradora que enfeitou o interior da Igreja.
A capela recebeu nova pintura e decoração externa para os festejos

Referência cultural

A Festa de São José é uma importante referência cultural e tradição de São José da Ilha, que reúne fiéis da comunidade e de localidades vizinhas. A celebração foi registrada no “Inventário Participativo de Celebrações – Catálogo e caminhos para resgate e valorização”, feito pela ATI 39 Nacab em 2023, de forma participativa com onze comunidades atingidas pelo projeto Minas-Rio, da Anglo American, nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas e Dom Joaquim.

Acesse o Inventário de Celebrações

Reportagem e fotos: Patrícia Castanheira
Edição: Brígida Alvim
ATI 39 Nacab

Categorias de conteúdo