NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Economia solidária é tema de encontros em Esmeraldas

Encontros ao Luar promovem debates sobre danos econômicos e alternativas de retomada das atividades nas comunidades atingidas

Com o objetivo de fortalecer a união entre as pessoas atingidas e promover um espaço de troca de ideias, moradores de comunidades atingidas de Esmeraldas, que compõe a Associação Comunitária União das Oito, m promovido uma série de encontros ao luar, no final das tardes de alguns sábados.

Realizado em conjunto com a ATI Paraopeba Nacab e o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), o III Encontro ao Luar aconteceu no último sábado, 10 de setembro, na Fazenda Sítio Novo espaço Ciclos, em Vista Alegre -MG 

Os participantes celebraram o encontro com um café da tarde coletivo | Foto: Marcio Martins

Sob um belo pôr do sol, os participantes celebraram o encontro com um café da tarde coletivo. Na ocasião a ATI Paraopeba Nacab apresentou o resultado dos estudos realizados sobre os danos causados pelo desastre-crime da Vale na cadeia produtiva e econômica das comunidades atingidas.

Dentre os resultados das perdas de renda bruta anual por atividades apresentados, destacam-se as atividades ligadas à pesca, agricultura e ao turismo, que tiveram as perdas de 100%, 93% e 88% respectivamente. 

No encontro os participantes trocaram experiências locais e destacaram os principais pontos para a retomada econômica. Um dos pontos ressaltados foi que ao começar um novo projeto é importante ter referenciais, modelos que ajudem a melhorar as ações frente às várias resistências e adversidades. 

Momentos de troca

Para demonstrar um pouco da diversidade produtiva das comunidades que participaram do encontro, foi montada uma mesa com produtos locais como hortaliças, legumes, ovos e galinha caipira, dentre outras amostras da produção familiar. 

“Mesmo diante esse desastre que tanto nos impactou, a gente ainda consegue tirar dessa maravilhosa natureza o nosso sustento e da nossa família. Esse encontro foi singular pra gente. Todos que participaram estavam com a mesma preocupação com o bem-social. O Nacab, o Insea e o Ciclos fizeram uma acolhida maravilhosa”, ressaltou Hélia Baeça, moradora da comunidade de Vista Alegre.  

Também como forma de fortalecer a organização com base no cooperativismo e de modo a valorizar as potencialidades locais, alguns convidados apresentaram exemplos de organizações que foram bem-sucedidas em outras regiões.

O agricultor da comunidade de Beira Córrego, no município de Fortuna de Minas, Abdalah Nacif, participou do encontro e destacou a importância desse intercâmbio com as comunidades de Esmeraldas, além de falar um pouco sobre a cooperativa que participa em sua região. 

“Esse levantamento que o Nacab nos apresentou nos mostra que só temos um caminho para nos reestabelecermos, que é o caminho da cooperação. A luta que temos não é fácil! É uma luta árdua contra uma empresa poderosa. Mas com a união conseguiremos êxito nessa luta”, destacou Abdalah.  

III Encontro ao Luar - 10-09-2022

Matéria: Marcio Martins
Edição: Leonardo Dupin

Categorias de conteúdo