Comunidades atingidas organizam evento de integração, para se fortalecerem no processo de reparação, em parceria com o Nacab, Insea e Ciclos
No último sábado, 21 de maio de 2022, moradores das comunidades vizinhas em Esmeraldas – Vista Alegre, Bambus, Fazenda da Ponte, Padre João, Vinháticos, dentre outras, – reuniram-se para espantar o frio e aquecer o diálogo e a integração, no primeiro “Encontro ao Luar”.
Com a proposta de promover reencontros, memórias, amizades e trocas para o fortalecimento e melhoria das comunidades, o evento foi realizado pela Associação Comunitária União das Oito, que reúne as comunidades, em parceria com o Nacab, o Insea e o Ciclos – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular. Este último foi quem sediou o encontro, na Fazenda Sítio Novo, em Vista Alegre, Esmeraldas.
Entre as atrações, teve barraquinhas com alimentos e decoração típicas das festas juninas, fogueiras e muita música. E teve uma homenagem às mães, aproveitando que maio é conhecido como o mês delas, feita pelo grupo Jovens Unidos no Amor de Cristo (Juac), de Vista Alegre.
O grupo homenageou às mães com leitura de frases poéticas e bombons, e também participou com uma barraquinha de doces no Encontro ao Luar.
Momento de união
De acordo com lideranças locais, o encontro marcou a retomada da vida social após o desastre crime da Vale que atingiu o rio Paraopeba e centenas de famílias que ali residem.
É um momento ideal para retomarmos as atividades da nossa associação, principalmente agora que temos o apoio do Nacab e do Ciclos. Estamos com espírito de luta e de muito trabalho! Tem muita gente nas nossas comunidades passando por grandes necessidades e por problemas psicológicos, após o crime que aconteceu no Rio Paraopeba. Sabemos que no momento do processo de reparação é muito importante termos a união das pessoas. Quanto mais força tivermos nas comunidades, mais benefícios teremos”.
A Associação Comunitária União das Oito é formada por representantes das comunidades Fazenda da Ponte, Arrojo, Vista Alegre, Padre João, Bambus, Vinhático, Caio Martins e Fazenda do Meio. A renda da venda das comidas e bebidas do evento foram destinadas a ela, visando melhorias nas comunidades.
Ouça esta notícia:
Texto, fotos e narração: Marcio Martins
Edição: Brígida Alvim