NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Encontro ao Luar reúne comunidades de Esmeraldas

Comunidades atingidas organizam evento de integração, para se fortalecerem no processo de reparação, em parceria com o Nacab, Insea e Ciclos

No último sábado, 21 de maio de 2022, moradores das comunidades vizinhas em Esmeraldas – Vista Alegre, Bambus, Fazenda da Ponte, Padre João, Vinháticos, dentre outras, – reuniram-se para espantar o frio e aquecer o diálogo e a integração, no primeiro “Encontro ao Luar”.

Com a proposta de promover reencontros, memórias, amizades e trocas para o fortalecimento e melhoria das comunidades, o evento foi realizado pela Associação Comunitária União das Oito, que reúne as comunidades, em parceria com o Nacab, o Insea e o Ciclos – Parque Tecnológico da Reciclagem Popular. Este último foi quem sediou o encontro, na Fazenda Sítio Novo, em Vista Alegre, Esmeraldas. 

Entre as atrações, teve barraquinhas com alimentos e decoração típicas das festas juninas, fogueiras e muita música. E teve uma homenagem às mães, aproveitando que maio é conhecido como o mês delas, feita pelo grupo Jovens Unidos no Amor de Cristo (Juac), de Vista Alegre.

O grupo homenageou às mães com leitura de frases poéticas e bombons, e também participou com uma barraquinha de doces no Encontro ao Luar. 

Momento de união

De acordo com lideranças locais, o encontro marcou a retomada da vida social após o desastre crime da Vale que atingiu o rio Paraopeba e centenas de famílias que ali residem.  

É um momento ideal para retomarmos as atividades da nossa associação, principalmente agora que temos o apoio do Nacab e do Ciclos. Estamos com espírito de luta e de muito trabalho! Tem muita gente nas nossas comunidades passando por grandes necessidades e por problemas psicológicos, após o crime que aconteceu no Rio Paraopeba. Sabemos que no momento do processo de reparação é muito importante termos a união das pessoas. Quanto mais força tivermos nas comunidades, mais benefícios teremos”.

André Luiz Horta Oliveto, morador da comunidade de Bambus e um dos fundadores da associação

A Associação Comunitária União das Oito é formada por representantes das comunidades Fazenda da Ponte, Arrojo, Vista Alegre, Padre João, Bambus, Vinhático, Caio Martins e Fazenda do Meio. A renda da venda das comidas e bebidas do evento foram destinadas a ela, visando melhorias nas comunidades.  

I Encontro ao Luar - 21-05-2022

Ouça esta notícia:

Texto, fotos e narração: Marcio Martins
Edição: Brígida Alvim

Categorias de conteúdo