NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Encontro com representantes da região 3 do Paraopeba

Evento realizado pelo Nacab teve objetivo de debater o acordo de reparação e os próximos passos

No dia 7 de abril, a ATI Paraopeba Nacab realizou um encontro com lideranças das comissões da Região 3. O momento foi marcado por debates e alinhamentos de informações, passando pelas principais etapas do acordo judicial firmado em fevereiro de 2021, para reparar os danos às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, em janeiro de 2019.

Foram abordados: os projetos de reparação socioeconômica das comunidades (anexo 1.1), os projetos de políticas públicas nos municípios atingidos (anexo 1.3) e a Matriz de Danos. Também foi colocada em pauta uma proposta para ampliar a participação das pessoas atingidas em todo o processo que envolve o acordo vigente. 

Luciano Marcos Silva, gerente de reparação socioeconômica da ATI Paraopeba Nacab | Foto: Bárbara Ferreira

“Em 2021, tivemos uma série de encontros temáticos sobre os desafios da reparação e o desenvolvimento do acordo. Hoje trouxemos mais uma vez representantes das comissões para se situarem sobre o momento atual e a previsão de novas etapas do nosso trabalho”, explica o gerente de reparação socioeconômica, Luciano Marcos Silva.

O encontro foi em um auditório da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte, e recebeu 50 pessoas, dos dez municípios da região 03 (Esmeraldas, Pará de Minas, Florestal, São José da Varginha, Pequi, Fortuna de Minas, Maravilhas, Papagaios, Caetanópolis e Paraopeba). A atividade dá continuidade aos encontros e formações da ATI Nacab com representantes das comissões da Região 3 da Bacia do Rio Paraopeba. 

Luta ampliada

Na ocasião, a ATI reforçou a importância de as pessoas atingidas participarem de todo o processo e exercerem o controle social, por meio da união entre as comunidades, para alcance de uma reparação justa. Para Samara Assis, auxiliar administrativa e moradora da Comunidade dos Rosas, em Florestal, foi momento importante para olhar para o todo, tirar dúvidas e conhecer pessoas de outras comunidades.  

Samara Assis, da Comunidade dos Rosas, município de Florestal | Foto: Bárbara Ferreira

“Muito importante esse encontro e uma oportunidade poder participar. Está abrindo a nossa mente em relação a todos os anexos do acordo, as propostas e tudo que nós atingidos temos a lutar pela reparação e os nossos direitos. Aqui podemos ter noção da força e grandeza que temos. Vamos repassar tudo para a comunidade, dar uma fortaleza para ela e mostrar que temos poder de lutar e concretizar nossos objetivos”, destacou Samara. 

O coordenador geral da ATI Paraopeba Nacab, Flávio Bastos fez uma análise sobre a conjuntura atual e convocou união em torno do processo:  

Flávio Bastos, coordenador geral da ATI Paraopeba Nacab | Foto: Bárbara Ferreira

“Precisamos estar unidos, mobilizados e construir consensos para influenciar nesse processo. Para isso, faremos debates nas comunidades, de forma participativa e presencial, buscando construir propostas unificadas para os próximos passos”, afirmou Flávio. 

Bacia se reúne nesta semana

Nesta quarta-feira, 13 de abril, será realizada um encontro virtual com as pessoas atingidas de todas as regiões e das três assessorias técnicas (Nacab, Guaicuy e Aedas), sobre o anexo 1.1 do acordo e formas de participação que integrem toda a bacia do Rio Paraopeba. O link da sala será divulgado nos grupos das comissões. 

🤳🏼  Você também pode entrar pelo canal Projeto Paraopeba – PUC Minas (clique aqui). 

Saiba mais

- Acordo judicial de reparação: documento assinado entre a empresa Vale S.A., o governo do estado e instituições de justiça, para guiar as ações e destinações de recursos para reparação coletiva do desastre-crime ocorrido em Brumadinho, em 2019.  

- Anexo 1.1 do acordo: Prevê um fundo para desenvolver projetos socioeconômicos nas comunidades atingidas. O recurso é de R$ 3 bilhões, sendo um terço destinado para crédito e microcrédito.  

- Anexo 1.3: Prevê investimento em projetos e ações de fortalecimento de políticas públicas nos municípios atingidos. Em novembro foi realizada Consulta Pública para eleger áreas prioritárias; a partir daí iniciou-se a fase de análise de propostas e atualmente estão sendo divulgados os primeiros projetos que serão executados.   

- Matriz de Danos: é um instrumento construído pelas Assessorias Técnicas Independentes para listar, descrever e calcular os danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho. Ela serve para auxiliar as pessoas atingidas a identificarem seus danos e indicar valores justos às indenizações individuais. 

Encontro de comissões da Região 03
Ouça esta notícia:

Texto, fotos e narração: Bárbara Ferreira 
Edição de texto: Brígida Alvim 

Categorias de conteúdo