NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Encontro das Águas: atividade de cartografia social nas 13 comunidades tem início

A oficina de cartografia social possui o objetivo de compreender o acesso à água em cada comunidade, atingida pelo complexo Minas-Rio,e as possíveis alterações ocorridas ao longo dos anos. Esse método valoriza os conhecimentos dos participantes e foca na autonomia deles durante o processo

O mês de março é marcado por celebrações e manifestações em defesa da água. Em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água, com o objetivo de colocar em pauta assuntos importantes relacionados à sua preservação. O acesso à água limpa e segura é um direito humano, garantido por lei a todas as pessoas.

Nós, da Assessoria Técnica do Nacab e da Cáritas, recebemos no dia a dia uma variedade de demandas relacionadas à água vindas das famílias e comunidades atingidas pelo complexo Minas-Rio. Tendo em vista a importância e o direito garantido de acesso a este recurso, criamos o “Encontro das Águas”, que será uma oficina de cartografia social para compreender o acesso à água em cada comunidade e as possíveis alterações ocorridas ao longo dos anos. Esse método valoriza os conhecimentos dos participantes e foca na autonomia deles durante o processo.

No sábado, dia 12/03, aconteceu o primeiro Encontro na comunidade do Taporoco, em Alvorada de Minas. O evento tem como objetivo conhecer a realidade das comunidades sobre o tema; compreender a importância da água em suas diferentes dimensões com relação à realidade de cada território; e produzir cartografias sociais sobre os recursos hídricos de cada comunidade atingida.

A primeira dinâmica aconteceu na casa da Dona Sussuca, centro da comunidade para os moradores, durante a tarde do último sábado e começo da noite. Durante o primeiro “Encontro das Águas” os participantes catalogaram com exatidão as nascentes que secaram na região, as que continuam ativas, os corpos d’água e rios que passam na comunidade.Neste fim de semana o Encontro das Águas será nas comunidades do Turco e Sapo.

Categorias de conteúdo