NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Encontros levarão mais informações sobre a reparação na bacia do Paraopeba para as comunidades atingidas

Assessorias Técnicas Independentes e Comitê Pró-Brumadinho se reuniram nesta segunda-feira (17) para planejar agenda de atividades

Aconteceu na tarde de segunda-feira, 17 de janeiro, no escritório do Nacab, em Belo Horizonte, uma reunião para tratar sobre três eventos, ainda em fase de planejamento, que irão atualizar as pessoas atingidas sobre o andamento da implementação do acordo de reparação coletiva assinado em fevereiro de 2021.   

A reunião foi de iniciativa do Comitê de Compromitentes, órgão colegiado formado pelas Instituições de Justiça e pelo Governo de Minas, entidades responsáveis pela assinatura do acordo de reparação. Estiveram presentes representantes do Comitê Pró-Brumadinho (CPB), que reúne servidores do governoalém da Coordenação de Acompanhamento Metodológico e Finalístico (CAMF) e das três Assessorias Técnicas Independentes que atuam na bacia do Paraopeba e represa de Três Marias (NacabGuaicuy e Aedas).  

Na ocasião, o Nacab, atendendo um pedido das pessoas atingidas da Região 3, defendeu a necessidade de um momento de diálogo entre o Comitê de Compromitentes, as referências das comissões e os representantes das comunidades tradicionais, para tratar não somente da execução do acordo, mas também das questões emergenciais decorrentes dos danos causados pelas enchentes.  

“Além de obter informações sobre o andamento de cada anexo do acordo, atingidas e atingidos da Região 3 cobram soluções para a situação crítica das enchentes que assolaram as comunidades, provocando o agravamento das demandas emergenciais”, relatou a gerente de participação e engajamento da ATI Paraopeba, Ângela Oliveira. 

Os encontros debatidos durante a reunião estão previstos para acontecer na bacia do Paraopeba nos próximos meses. Serão 3 espaços de diálogo e repasse de informações sobre o andamento da implementação do acordo. Fique de olho nas nossas redes sociais e no nosso site para mais detalhes em breve! 

Categorias de conteúdo