Em reunião no Ministério Público, lideranças da Região 3 cobram da Cáritas e das IJs maior participação das pessoas atingidas na execução do Anexo
Foi apresentado na segunda-feira, 19 de fevereiro, o Plano de Ação para os primeiros 90 dias de execução do Anexo 1.1 – Projetos de demandas das comunidades atingidas, por parte da Entidade Gestora, que reúne a Cáritas Brasileira Regional MG, a ANAB, o Instituto Conexsus e o Instituto E-Dinheiro Brasil. A reunião aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça de MG, em Belo Horizonte. O Plano está previsto para se iniciar a partir do próximo dia 04 de março.
A partir da data da reunião as pessoas atingidas têm 5 dias (até o dia 26/02/24) para darem sugestões ao plano de ação através de um formulário, que pode ser baixado.
Baixe aqui o formulário.
Representantes das cinco regiões da Bacia do Paraopeba, das ATIs que atuam na bacia e diversos movimentos organizados da bacia participaram da reunião. A Rede de Atingidos da Região 3 esteve presente e demonstrou preocupação com relação à participação efetiva das pessoas atingidas no processo de execução do Anexo 1.1.
Acompanhe algumas falas da reunião:
Baixe aqui o Plano de Ação apesentado pela Caritas: link
Baixe aqui a ata completa da reunião.
O que é Anexo 1.1
É a parte do Acordo que destina R$ 3 bilhões para projetos de demandas das comunidades atingidas e linhas de crédito e microcrédito. O Plano de Ação consiste no planejamento e na sistematização das atividades a serem desenvolvidas para elaborar, junto com as pessoas atingidas, a proposta definitiva de execução da primeira etapa do Anexo 1.1, que vai guiar nos próximos dois anos 10% do valor do anexo (R$ 300 milhões).