Na última quinta-feira, 25 de abril, foi realizado no espaço Ciclos, situado na Comunidade de Vista Alegre (Esmeraldas), o primeiro intercâmbio da pesquisa de monitoramento que está em execução no território da Região 3. Esta pesquisa objetiva construir junto com agricultoras e agricultores indicadores que reflitam a qualidade das terras e águas afetadas pelos impactos do rompimento.
A pesquisa participativa surgiu de um debate realizado em 2023, pela ATI com as comunidades atingidas, e atualmente faz parte de uma tese de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), conduzida pela pesquisadora, Maria Nascimento Oliveira. A pesquisa conta, atualmente, com a participação de 13 famílias da Região 3.
As primeiras etapas contemplaram visitas às famílias participantes, a fim de estabelecer uma relação de confiança mútua, e a realização de entrevistas e início das coletas de solo.
O evento contou com a participação de Maria Nascimento, dos professores da UFV Irene Maria Cardoso e Rafael Fernandes, além de pessoas atingidas da Região 3 e da equipe da ATI Paraopeba Nacab. Na ocasião, os participantes caminharam até um afluente do rio Paraopeba, colhendo elementos da natureza que servirão de base para a pesquisa em andamento.
Em seguida, fizeram uma reflexão democrática acerca dos problemas enfrentados pelas comunidades atingidas e uma troca de sementes e mudas para ampliar, qualificar e diversificar as possibilidades de lavoura, além de uma mesa da partilha com alimentos produzidos por todos.
A pesquisadora avalia que o envolvimento das famílias atingidas na pesquisa é essencial para que os indicadores levantados sejam relevantes e representem as preocupações locais, ajudando-as a ter mais autonomia para decidir sobre a segurança de consumir alimentos produzidos em suas propriedades, bem como sobre a utilização da água dos rios e córregos locais ou subterrânea.
As etapas finais da pesquisa preveem, agora, a conclusão das coletas de solo e o início das coletas de água, além da realização de mais três encontros de compartilhamento dos resultados
Texto e Fotos: Luís Henrique do Carmo
Edição: Leonardo Dupin