NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Juventude atingida de Fortuna de Minas se organiza em primeiro encontro 

Jovens do município refletiram sobre suas perdas e o que querem do processo de reparação

No dia 28 de abril, jovens de Fortuna de Minas se reuniram com a Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab para dialogar sobre o atingimento da juventude das comunidades na beira do rio Paraopeba, afetada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. O encontro foi na sede da Associação Comunitária de Córrego de Areia. 

Foram exibidos vídeos e relembradas as atividades já desenvolvidas pela ATI junto à juventude da Região 3 do Paraopeba. Também foram abordados o desastre-crime, o processo judicial e o Acordo Judicial de Reparação, por meio de desenhos e dinâmicas participativas.  

Em uma das dinâmicas, o rio Paraopeba foi representado no chão, com papel azul para simbolizar o rio saudável e outra parte em marrom, simbolizando o rio após o rompimento. 

Na parte contaminada do rio, os jovens escreveram em tarjetas as perdas sentidas pela juventude, como lazer, pesca, acampamento, animais, sonhos, economia local, saúde ambiental, alimentos, diversão e até felicidade. 

“Perdi meu lazer e minha pesca, pois desde 2017 que pesco no rio. Era onde eu ia com minha mãe e hoje não tenho meu lazer e nem posso usar para pescar. Saio daqui para pescar em Três Marias. Vou porque gosto e não tenho o rio mais”, relatou Álvaro Dias, de 18 anos, monitor escolar e morador da comunidade quilombola Beira Córrego. 

Já no lado azul e saudável do rio representado no chão, a juventude escreveu seus sonhos, como a recuperação do rio Paraopeba, o ressarcimento para as pessoas atingidas, motivos para se orgulhar e perspectivas de um futuro melhor para as crianças e comunidades.  

Leandra Moreira (à direita)

“Quero que meu filho conheça o rio que eu conheci. Quero cursos profissionalizantes, para que possamos formar pessoas dentro da nossa própria comunidade. Reestruturação ambiental nem que seja parcial”, apresentou Leandra Moreira Vieira, de 26 anos, trabalhadora rural e moradora da comunidade quilombola Retiro dos Moreiras.  

Mariane Vieira (ao centro)

“Que a juventude tenha voz e saiba lutar pela reparação!”, sonha Mariane Vieira Moreira, de 17 anos, estudante e moradora de Córrego de Areia. 

Participação

Refletindo sobre as consequências do rompimento e o andamento da reparação, os presentes avaliaram que as pessoas jovens, com o característico desejo por conhecimento, têm muito a contribuir. Também sentiram que é importante participarem mais ativamente deste processo.

“Temos que fazer nossa parte, para no futuro vermos as melhorias e podermos dizer: ‘Eu ajudei a construir, eu lutei por isso’”, diz Leandra.

Ao final do encontro, os participantes expressaram a vontade de mais união e interação com jovens atingidos de outras localidades.  

Encontro na Região 3

Os jovens planejam, ainda para o mês de maio, um encontro que irá reunir a juventude dos outros quatro municípios atendidos pelo escritório do Nacab em Pará de Minas (Fortuna de Minas, Pequi, Florestal e São José da Varginha). O evento está previsto para o dia 20/05. 

20230428 - 1º encontro da juventude atingida de Fortuna de Minas

Texto e fotos: Brígida Alvim 
Edição: Raíssa Martins e Raul Gondim 

Categorias de conteúdo