Na última sexta-feira, 24 de janeiro de 2025, moradores da comunidade de São José do Jassém se reuniram com o prefeito de Alvorada de Minas, Danilio Cléssio Ferreira, e com a Secretária de Educação, Claudiane Gonçalves de Pinho Santos, com acompanhamento da ATI 39 Nacab. O objetivo do encontro foi dialogar com a nova gestão e solicitar melhorias no ensino da Escola Municipal de São José do Jassém.
A moradora Dayane Carvalho Silva foi quem organizou a reunião com a gestão municipal. Segundo ela, sua motivação foi promover encontro entre gestores e pais, pensando em cobrar melhorias na educação para seus filhos e a comunidade.

Os moradores debateram sobre a estrutura física da escola, pediram melhorias na organização pedagógica, no acolhimento de alunos neurodivergentes e no transporte escolar; mais investimentos na educação; fortalecimento de vínculo da comunidade escolar com a gestão municipal; oportunidades de lazer e de formação. Durante a reunião, a secretária da Educação Claudiane Santos informou que após a defesa civil realizar vistoria técnica na escola, algumas áreas foram interditadas e que a prefeitura realizará as obras para sanar o problema antes do início das aulas.
O prefeito Danílio Ferreira disse: “Na nossa gestão, queremos inserir a participação popular na tomada das decisões, então, esse momento aqui é muito importante. A escola precisa de melhorias sim e não é porque Jassém vai para um reassentamento que podemos deixar do jeito que está. A população ainda está aqui e é responsabilidade nossa fazermos essa preservação das estruturas públicas. Estamos com muita vontade de fazer e será um compromisso nosso. Com um bom planejamento, a gente vai alcançar um bom resultado”.
A secretária enfatizou: “O futuro da comunidade está nas mãos das crianças e precisamos fazer investimentos para que elas possam assumir. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance e o que for melhor para a comunidade. É muito bacana essa forma que temos de comunicar, o diálogo é a base de tudo”.
Participação popular
A coordenadora territorial Hellen Margarida da Silva destaca a importância da organização popular para a busca de melhorias: “Eu me sinto feliz e honrada em ver a comunidade se organizar e articular para dialogar com o poder público municipal na busca pela melhora e garantia de uma educação e um espaço saudável para seus filhos no ambiente escolar. Nas reuniões para discussão sobre o reassentamento, notamos como foi importante os representantes comunitários assumirem o papel de protagonistas dessa ação. E, agora, se unirem para dialogar com o prefeito e a secretaria municipal de educação sobre problemas notados na escola mostra que a comunidade está se organizando e entendendo cada vez mais a importância de buscarem a garantia de seus direitos.”
A secretária e o prefeito de Alvorada de Minas fizeram propostas e sugeriram a criação de uma comissão formada pelos moradores presentes, para que apresentem à toda a comunidade, avaliem e dêem retorno à Prefeitura até o dia 30 de janeiro. A comissão foi criada com 6 representantes comunitários. No dia 28 de janeiro acontecerá uma assembleia da ATI com as comunidades e os representantes da comissão darão os repasses dessa reunião.
Ouça o áudio abaixo:
Reportagem e fotos: Georgyanne Sena
Locução: Georgyanne Sena e Hellen Margarida Silva
Edição: Brígida Alvim
Comunicação ATI 39 Nacab