NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nacab apresenta novo plano de trabalho para comunidades atingidas por crime da Vale

No dia 24 de janeiro, mais de 40 representantes das comissões e comunidades atingidas dos 10 municípios que compõem a Região 3 da bacia do Paraopeba se reuniram com a coordenação da ATI Paraopeba Nacab, em Belo Horizonte, para uma apresentação do novo plano de trabalho da assessoria técnica, aprovado no início do ano pelas Instituições de Justiça.

O evento contou também com a participação dos membros do Instituto Lataci, que realiza a Coordenação Metodológica e Finalística (CAMF) das ATIs que atuam na bacia do Paraopeba.   

O plano de trabalho, que terá a duração de três anos, ainda deve passar por pequenos ajustes de acordo com apontamentos feitos pelo Lataci. Essas adequações devem ser realizadas até o mês de março. Durante o encontro os representantes das pessoas atingidas da Região 3 levantaram dúvidas, fizeram sugestões e debateram sobre o trabalho da ATI nos últimos anos.  

“Hoje aconteceu um momento muito importante, já que há tempos no processo de reparação que a gente não tinha um plano de trabalho aprovado. Conseguimos validar aqui com as pessoas aquelas propostas e informações que a gente já vinha coletando nas comunidades. Conseguimos, a partir do Plano de Trabalho, fazer uma perspectiva das atividades futuras e seus possíveis desdobramentos junto às pessoas atingidas”, destacou a coordenadora da ATI Paraopeba Nacab, Marília Fontes.  

Um dos representantes da Rede de Atingidos da Região 3, Abdalah Nacif, ressaltou a importância de participar de mais um encontro com representação dos 10 municípios da R3. “Tivemos a oportunidade de fazer uma boa análise do Plano de Trabalho e estamos muito esperançosos que agora vamos alavancar nesse processo de reparação. Saímos com o sentimento de que precisamos mudar a forma de agir e com ainda mais unidade”, disse Abdalah 

No fechamento do encontro, a coordenadora da ATI Nacab lembrou os 4 anos do desastre-crime do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, mas destacou a esperança de avanços no processo de reparação.

“Esse ano começou diferente! Várias ações estão sendo articuladas a nível de Bacia e com muito protagonismo das pessoas atingidas e as assessorias dando suporte na busca pela garantia de direitos”, completou.  

2023_01_24 - Reunião Plano de Trabalho atingidos R3

Cobertura e matéria: Marcio Martins
Edição: Leonardo Dupin

Categorias de conteúdo