NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nacab discute ações de prevenção às enchentes do rio Paraopeba  

Assessoria técnica vem realizando o monitoramento do rio Paraopeba junto com pessoas atingidas da Região 3 e fornecendo dados para as defesas civis e as prefeituras dos municípios

A Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab realizou na noite de terça-feira, 10 de janeiro, uma reunião com as pessoas atingidas da Região 3 da bacia do rio Paraopeba para tratar do monitoramento das chuvas e de ações de prevenção às enchentes.

Na oportunidade, os técnicos do Nacab apresentaram dados dos estudos realizados em 2021 e 2022 sobre danos das últimas cheias do Paraopeba, que foram entregues às Instituições de Justiça. Também foram tratadas as ações de prevenção que vem sendo realizadas pela assessoria desde o início do período chuvoso. 

A ATI Paraopeba Nacab está em contato com as defesas civis e prefeituras dos municípios da Região 3, fornecendo os dados levantados nos locais que foram alagados nos últimos períodos chuvosos, além de outras informações que possam facilitar nesse processo de prevenção às cheias.

Também foi criado um grupo de WhatsApp com membros da ATI e representantes das comunidades atingidas para troca de informações, registros audiovisuais do volume de água do rio, atualizações constantes sobre a quantidade de chuva naquele período e alertas de cheias fornecidos pelo aplicativo Hidroweb Mobile, que auxilia no monitoramento do nível do rio Paraopeba. 

Conforme explicado na reunião com as pessoas atingidas, o nível da água do rio Paraopeba encontrava-se no dia 10 de janeiro menor do que em 2022 quando houve uma grande enchente que causou danos às comunidades.

Os dados indicam que o fluxo de água deste ano se assemelha ao das chuvas de 2020, quando também houve uma enchente, ainda que de menor proporção. Por isso, é importante que as pessoas que moram próximas ao rio permaneçam em alerta durante o período chuvoso atual. 

Cheias de janeiro de 2022 destruíram plantações e propriedades em diversas comunidades da Região 3 da bacia do rio Paraopeba. Foto: Grax Medina

“Já estamos completando os dez primeiros dias de janeiro e já passando pelo período de chuvas, desde o ano passado. Então imaginamos que vocês já estejam com medo e ansiedade em relação à possibilidade de uma nova cheia. As cheias anteriormente significaram abundância e terras férteis, mas hoje a gente fica inseguro sem saber o que esse rio está colocando pra fora e o que isso está fazendo com as plantações e com as captações de água”, disse Irla Paula Rodrigues, da Gerência Socioambiental e coordenação geral da ATI Paraopeba Nacab, na abertura da reunião.  

Aplicativo auxilia no monitoramento participativo das cheias

Durante a reunião, o Nacab apresentou para os participantes o aplicativo de celular Hidroweb Mobile, que permite acompanhar os riscos de transbordamento do rio Paraopeba e receber alertas no seu telefone. A ideia é que as pessoas consigam prever a ocorrência de uma possível cheia, a tempo de se protegerem. Assista abaixo um vídeo tutorial produzido pela ATI sobre como baixar e utilizar o aplicativo. 

Matéria: Marcio Martins 
Edição: Leonardo Dupin e Raul Gondim 

Categorias de conteúdo