NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nacab é escolhido pelas Comunidades da Região 3, do desastre da Vale, para prestar Assessoria Técnica Independente

[vc_row row_height_percent=”0″ overlay_alpha=”50″ gutter_size=”3″ column_width_percent=”75″ shift_y=”0″ z_index=”0″ shape_dividers=””][vc_column][vc_column_text]

A disputa aconteceu na Escola Estadual Fernando Otávio, em Pará de Minas, no domingo, dia 7 de julho. Com a presença de mais de 450 pessoas, a seletiva foi marcada pela apresentação contundente do Coordenador Geral de Projetos do NACAB, Prof. Luiz Fontes. A plateia, composta por representantes das pessoas e comunidades atingidas, assistiu às diversas apresentações e participou com entusiasmo da sessão de perguntas em que foram sanadas duvidas e feitos questionamentos a respeito de aspectos institucionais do NACAB e também sobre os trabalhos da Assessoria Técnica Independente.

Os trabalhos da ATI terão início imediato com a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser construído em conjunto com as Comissões representantes das comunidades atingidas.

Serão atendidas 21 comunidades da bacia do Rio Paraopeba em nove municípios impactados com o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, pertencente à empresa Vale S/A.

Dentre as principais demandas dos atingidos está a qualidade da água que foi severamente afetada com a presença dos rejeitos que foram transportados na calha do rio e as consequências deste fato no consumo humano e na dessedentação animal e na produção agrícola. Além desta demanda, ocorreram impactos nas atividades da cadeia da pesca, afetando pescadores, minhoqueiros, donos de pousadas, entre outras. O diagnóstico socioeconômico irá apurar os danos ocorridos.

Para a realização deste trabalho, o NACAB contará com a parceria das entidades INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, Instituto TROCA e Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. São ONG´s parceiras que já vêm desenvolvendo trabalhos interessantes e consistentes junto a comunidades de atingidos por empreendimentos minerários e afetos à área ambiental.

A escolha do NACAB pelas comunidades foi homologada nesta terça feira, 09.07.2019, em audiência conduzida pelo Juiz Dr. Elton Pupo Nogueira, da Sexta Vara de Fazenda Pública, em Belo Horizonte.

Nas palavras do Prof. Luiz Fontes: “esta nova missão nos deixa muito felizes, mas com os pés no chão e com a consciência de que temos muito trabalho e responsabilidade pela frente!!!!”[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Categorias de conteúdo