NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nacab inicia entrega de resultados sobre a qualidade da água na Região 3 

Os resultados mostram que em vários pontos a água apresenta altas concentrações de metais presentes na barragem de rejeitos da Vale, na mina Córrego do Feijão

A Assessoria Técnica Independente (ATI) Paraopeba Nacab deu início às apresentações dos resultados do estudo da qualidade de água em fontes de consumo da Região 3, iniciado em 2021. Este estudo tem como objetivo investigar se as fontes de água consumida na Região 3 foram comprometidas pelo desastre-crime da Vale que afetou toda a Bacia do Paraopeba. Ele investigou a presença de substâncias químicas que fogem aos parâmetros estipulados pelas normas brasileiras de qualidade de água, ou seja, que podem causar prejuízos à saúde humana. 

De acordo com os resultados apresentados, dos 489 pontos analisados na região, 310 podem ser considerados impróprios para o consumo humano. Além de alterações na cor e na turbidez da água, algumas amostras traziam a presença de nitrato, alumínio, bário, cádmio, ferro, manganês e chumbo em quantidade acima do que é permitido pelas normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente e do Ministério da Saúde 

Entre as amostras com parâmetros violados, 173 apresentaram quantidade de ferro, alumínio e/ou manganês acima do que é permitido pelas normas brasileiras. 

“Ou seja, em aproximadamente 1/3 dos poços que nós investigamos, a quantidade destes elementos é tão grande que faz com que a água seja imprópria para o consumo humano”, destaca o Gerente de Qualidade da Água e Risco a Saúde da ATI Paraopeba Nacab, Lauro Fráguas.   

Ainda de acordo com o especialista, existe a possibilidade de que as altas concentrações destes elementos estejam relacionadas ao desastre-crime da Vale. “Contudo, ainda não é possível afirmar categoricamente a existência desta relação, já que o ferro, o alumínio e o manganês são naturalmente abundantes nas águas subterrâneas da região e também são as principais substâncias presentes no rejeito da barragem da Mina do Córrego do Feijão”, completou Lauro. 

Importância do estudo

A realização deste estudo pelo Nacab pode ser considerada uma importante vitória das pessoas atingidas, visto que as análises foram realizadas por uma instituição que tem como objetivo defender o interesse das próprias comunidades dentro do processo de reparação.

Seus resultados irão contribuir com a Matriz de Danos trazendo dados científicos sobre os danos relacionados à qualidade da água na região. Além disso, o estudo também pode ser utilizado para a construção de argumentos técnicos na defesa das demandas emergenciais de água que vêm sendo negadas pela Vale. 

Veja abaixo algumas fotos das coletas realizadas para a pesquisa.

Entrega dos resultados

A ATI Paraopeba Nacab está realizando a entrega dos resultados de forma coletiva nesta primeira fase. Estão ocorrendo reuniões virtuais com as pessoas atingidas para apresentação dos resultados por comunidade ou comissão. Após esses primeiros encontros, serão marcadas as devolutivas individuais, quando os técnicos do Nacab entregarão o resultado de cada ponto de análise para aquelas pessoas que cederam o acesso à sua propriedade para a coleta.  

Já ocorreram reuniões coletivas com as comissões de atingidos de Esmeraldas e de Paraopeba. Na próxima semana, acontecerão os encontros com as pessoas atingidas dos municípios atendidos pelo escritório de Pará de Minas da ATI Paraopeba Nacab. 

Fiquem atentos às mensagens enviadas pelos analistas do Nacab. É muito importante a participação de todos e todas nesse momento de troca de informações!

Ouça esta notícia:

Texto e narração: Márcio Martins
Edição: Raul Gondim
Fotos: Equipe ATI Paraopeba Nacab

Categorias de conteúdo