NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

NACAB participa da seletiva para escolha da ATI que atuará em Brumadinho

O NACAB mais uma vez marcou presença atuando em defesa dos atingidos por barragens em MG. Desta vez em um importante evento ocorrido domingo, dia 19 de maio de 2019 no município de Brumadinho, em que participou da seletiva de entidades para atuar como Assessoria Técnica Independente junto às comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão que pertence à mineradora Vale.

A apresentação do NACAB, ali representada por seus colaboradores Prof. Luiz Fontes, Dr. Leonardo Rezende e demais técnicos, recebeu destaque e foi muito elogiada por sua postura ética, empática e técnica, tanto pelas entidades participantes e por membros da comunidade como também por representantes das Instituições de Justiça – MPF, MPE, DPU, DPE.

Apesar de o NACAB não ter feito um trabalho de base, no sentido de influenciar ou motivar as comunidades, uma vez que seu trabalho era, até então, completamente desconhecido, a apresentação e as discussões de que participou marcaram fortemente o nome da ONG junto aos moradores do território e demais presentes no evento.

A ONG recebeu votação expressiva e mostrou competência para atuar em nível de igualdade com entidades de grande reconhecimento público, como Cáritas, AEDAS, Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas – FONASC-CBH , Instituto Guaicuy e a ONG Abrace a Serra da Moeda, entre outras.

Mesmo não tendo sido a entidade escolhida para atuar no território, o NACAB entende que, acima de tudo, conseguiu marcar os presentes com uma apresentação sincera, cheia de otimismo, vontade de fazer o melhor e, com uma boa demonstração de capacidade técnica para exercer papel tão importante como é a Assessoria Técnica Independente.

No entanto, mesmo tendo sido uma experiência marcante e positiva, o NACAB acredita que é preciso que seja garantida maior isonomia no processo e que seja ampliado o leque de oportunidades de contato e de convergência, no sentido de que todas as entidades possam ter maior capilaridade junto às comunidades. O NACAB, inclusive, vai sugerir às Instituições de Justiça mudanças na metodologia do processo de escolha.

Como já dito, o NACAB deixou o território com uma impressão extremamente positiva. Ao final do evento, seus colaboradores foram procurados por representantes de várias instituições concorrentes sendo cumprimentados e elogiados no sentido de terem deixado referências fortes e marcantes, a serem consideradas em outras seletivas. A entidade também marcou as Instituições de Justiça – MPF, MPE, DPU, DPE – ali presentes, que ficaram muito impactados com a apresentação e a conduta do NACAB.

E os desafios continuam…

 

 

Categorias de conteúdo