NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

A reconstrução dos territórios após o fim da mineração

A formação foi voltada para profissionais da ATI Paraopeba, na última quarta (26), em Belo Horizonte.

Na última quarta-feira (26/01), o Nacab recebeu em seu escritório de Belo Horizonte o professor de economia da universidade Paris VII, Christian du Tertre. O objetivo do encontro foi um bate-papo sobre Desenvolvimento no contexto da mineração e fez parte de uma atividade formativa voltada para os profissionais da entidade. 

Na ocasião, foi feita uma apresentação do Nacab e do trabalho da Assessoria Técnica Independente (ATI) na região 3 da Bacia do Paraopeba a Christian du Tertre, que estava acompanhado do professor Francisco Lima, da Escola de Engenharia da UFMG. Este último desenvolve projetos vinculados a economia solidária, desenvolvimento e inovação em Minas Gerais.  

Em seguida, o professor de economia contou sobre a experiência francesa em territórios que vivenciaram a superação da dependência da mineração no norte da França e como ocorreu a reconstrução econômica dessa região do país desde então. A conversa foi uma rica experiência que pôde trazer novos aprendizados para o processo de reparação da bacia do Paraopeba. 

Christian apontou também a importância dos sujeitos locais no processo de superação da dependência da atividade minerária. Ele abriu ainda a possibilidade de criação de um instituto francês no Brasil que contribuiria em um processo de cooperação entre diversos atores em direção a um novo modelo econômico. Mais um encontro com a presença de Christian du Tertre deve acontecer no mês de março. 

Christian du Tertre

É professor de Economia no Laboratoire Dynamiques Sociales et recomposition des Espaces da Universidade Diderot – Paris VII (LADYSS)  e Diretor-Científico do Laboratoire d’Intervention et de Recherche (ATEMIS). É um dos fundadores da economia da funcionalidade e da cooperação na França, desenvolvida sobretudo a partir da experiência da retomada do desenvolvimento na região do Norte da França nos anos 1990, após decadência da indústria da mineração e siderúrgica. 

Texto e imagens: Leonardo Dupin
Edição de vídeo: Daniel Drummond 

Categorias de conteúdo