As negociações com a Anglo American para o Plano de Reassentamento das comunidades Água Quente, Passa Sete, São José do Jassém, Beco e localidades em Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem de rejeitos da mineradora continuam até o dia 27 de novembro. O novo prazo foi definido na última terça-feira, 5 de novembro, em reunião de negociação com a mineradora mediada pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais (Compor).
Essa teria sido a última reunião de negociação para fechamento de um acordo para execução do Plano de Reassentamento, mas as comunidades conseguiram estender o prazo para dia 27. Porém, apesar de preverem a conclusão do Plano de Reassentamento nesta data, foi posto que as definições das comunidades sobre os pontos faltantes devem ocorrer até 22 de novembro.
O Comitê Representativo das Comunidades avaliou sobre o novo prazo e as condições previstas e optou por seguir com as análises e votações das propostas em assembleias comunitárias, com assessoramento do Nacab.
Dessa forma, ontem, dia 7, recomeçaram as reuniões com a Anglo American, para entendimento e negociação sobre as propostas. Na próxima semana estão previstas assembleias comunitárias, nos dias 13 e 14 de novembro, na Escola de São José do Jassém, para apresentação e votação das propostas pelas comunidades.
“Nesse momento, mais do que nunca, a ATI reforça o assessoramento às comunidades atingidas e busca fomentar a organização popular, para garantir uma ampla participação das comunidades. Participação com conhecimento e entendimento na escolha final das propostas, que vão ser aprovadas pelas comunidades e vão ser o futuro de cada família em um novo local de moradia”, avalia Hellen Margarida da Silva, coordenadora territorial da ATI 39 Nacab.
Reportagem: Brígida Alvim
Fotos: Georgyanne Sena
Comunicação ATI 39 Nacab