NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nota de apoio ao projeto da Política Estadual dos Atingidos por Barragens

Nesta sexta-feira (18) está prevista para acontecer, às 10h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma votação (em segundo turno) do Projeto de Lei (1.200/15), de autoria do então deputado estadual Rogério Correia (PT), que institui a Política Estadual dos Atingidos por Barragens (Peab). A Associação Estadual de Defesa Ambiental (Aedas), o Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab) e o Instituto Guaicuy apoiam a iniciativa que é considerada um avanço para a luta das pessoas atingidas em todo o estado.

Diante das violações sistemáticas de direitos humanos cometidas contra as populações atingidas por barragens (sejam elas construídas para acumulação de água, para geração de energia elétrica ou para atividades minerárias), a iniciativa e aprovação da Peab estabelecerá parâmetros mínimos que possam subsidiar a edificação de um processo de participação informada e reparação integral às pessoas atingidas. Assim, manifestamos nosso apoio, com o horizonte de que os danos e prejuízos sociais e ambientais decorrentes dos rompimentos de barragens ocorridos em 2015 em Mariana/MG (Bacia do Rio Doce) e em 2019 em Brumadinho/MG (Bacia do Rio Paraopeba) sejam devida e suficientemente reparados, servindo de exemplo à sociedade e gerações futuras, para que se faça justiça, para que ninguém se esqueça e para que nunca mais aconteça.

A proposta é que a Peab seja gerida por um comitê paritário, com membros do poder público e da sociedade civil, tendo como um de seus instrumentos o Plano de Recuperação e Desenvolvimento Econômico e Social (PRDES). A previsão é que o Estado prestará assistência social aos atingidos por barragens, por meio da Peab, que abrange ações prévias, concomitantes e posteriores ao planejamento, à construção, à instalação, à operação, à ampliação ou à manutenção de barragens.

Em Minas Gerais há um grande número de barragens com potencial de risco alto ou médio para as pessoas, a economia e o ambiente, tanto barragens de água como de contenção de rejeitos industriais e de minério. Hoje as populações atingidas não são assistidas por nenhum programa governamental. Além disso, a criação de uma política para os atingidos está entre as recomendações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho da ALMG.

O  parecer do deputado Celinho do Sintrocel (PCdoB) destaca que parte dos atingidos por construção de barragens ou por eventos relacionados à sua operação no Estado não foi devidamente reparada pelos danos sofridos, notadamente aqueles decorrentes do rompimento das barragens do Fundão (Mariana/2015) e do Córrego do Feijão (Brumadinho/2019).

Quem fará parte do Comitê Gestor?

O Comitê Gestor do Peab terá 22 membros com direito a voto e seus suplentes, nomeados pelo governador. Conforme o texto, o comitê será presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e composto também por 11 representantes da sociedade civil, que serão escolhidos por meio de seleção pública coordenada pela Sedese, além de outros seis pertencentes a organizações sociais que atuam na defesa dos direitos humanos, que representam categorias de trabalhadores atingidos e/ou de instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão. Do restante, três serão advindos de organizações do setor empresarial e dois de organizações sindicais de trabalhadores da cadeia produtiva de barragens.

Entre outros pontos, o projeto enumera diretrizes, objetivos e direitos dos atingidos:

1) direito a informações, em linguagem simples, relativas a processos de licenciamento, a estudos de viabilidade e à implementação do Peab e seu respectivo PRDES.

2)  direitos à participação social em vários dos processos da Peab; 

3) à negociação prévia e coletiva, no âmbito do Comitê Gestor, quanto a formas e parâmetros de reparação de eventuais impactos socioeconômicos; 

4) à reparação integral de impactos;

5) direito à inversão do ônus da prova, tendo em vista condição de hipossuficiência dos atingidos por barragens para comprovar os danos sofridos.

Entre as 13 diretrizes da Peab estão a transparência, a melhoria das condições de vida dos atingidos, a utilização preferencial de mão de obra local nas atividades relacionadas a barragens em que haja pessoas ou populações atingidas e a execução de ações de reparação adequadas à diversidade dos impactos de natureza material e imaterial.

Por isso, entendendo que o projeto representa um avanço nos direitos das comunidades atingidas, assinamos essa nota.

Associação Estadual de Defesa Ambiental (Aedas)

Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab)

Instituto Guaicuy

Categorias de conteúdo