NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nota de pesar e solidariedade à comunidade do Tejuco em Brumadinho

O Nacab vem, através desta nota pública, prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas do crime ocorrido na terça-feira (23/08), na comunidade do Tejuco, em Brumadinho, que tirou a vida de um bebê de onze meses e deixou outros quatro familiares feridos. Entre os sobreviventes, uma criança já se encontra em casa e dois adolescentes ainda seguem hospitalizados. 

Essa é mais uma violência vivenciada por esse território em situação de vulnerabilidade decorrente da mineração e suas contínuas tragédias. Somam-se ali às já tão cruéis consequências do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, mais uma perda irreparável.  

As notícias veiculadas pela imprensa nos provocam imensa tristeza, mas não são capazes de refletir a dor que cada familiar e amigo tem sentido neste momento. De nossa parte, manifestamos toda nossa empatia e solidariedade, repudiando todas as formas de violência. 

Seguimos em parceria e apoiando o trabalho da Aedas na luta pela reparação nas regiões 1 e 2, com esperança em tempos melhores. 

Categorias de conteúdo