NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

Nota sobre o estudo realizado pela empresa EPA

Comunicado às pessoas e comunidades da região 03, da Bacia do Paraopeba

Várias comunidades / comissões têm sido chamadas para reuniões sobre o estudo de avaliação de risco à saúde que a empresa EPA Engenharia de Proteção Ambiental Ltda está realizando na Região 3.

Em uma dessas reuniões a empresa apresentou alguns dados como se fossem do NACAB, ou tivessem sido fornecidos pelo NACAB. Nossa equipe, que estava presente na reunião, imediatamente contestou essa informação.

O NACAB confirma:

  1. Este estudo é de inteira responsabilidade da empresa EPA, que parece estar a serviço da Vale, pois representantes da Vale têm estado presentes nas reuniões ao lado da equipe do EPA.
  2. O NACAB estará presente nestas reuniões apenas na condição de observador e em apoio à comunidade, sempre que formos chamados pelos(as) atingido(as)
  3. O NACAB não forneceu, não fornece e não fornecerá dados de qualquer natureza à empresa, e muito menos dados de pessoas atingidas.
  4. A empresa será notificada pelo NACAB para que preste os devidos esclarecimentos sobre ter informado em público que utilizava dados do NACAB.

De qualquer forma, é preciso estarmos sempre atentos aos cuidados necessários em reuniões presenciais, pois, de acordo com relatos que recebemos, em algumas dessas reuniões não foram observados os devidos cuidados em relação à COVID-19

A participação, ou não, nessas reuniões é decisão que cabe às próprias comunidades e pessoas atingidas. Ao NACAB cabe cabe informar à comunidade do que trata esse estudo, e apoiar as pessoas que decidirem participar das reuniões.

Estamos juntos!!

Categorias de conteúdo