NACAB - Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens

O novo Escritório da ATI 39 na comunidade do Sapo

No mês de outubro, finalizamos a obra do nosso escritório na comunidade do Sapo. O local é a sede da Associação Comunitária de São Sebastião do Bom Sucesso (ASCOB), fundada em 23/02/1986, com atuação no Sapo e nas comunidades do Turco, Cabeceira do Turco e Beco.  O imóvel foi alugado pela ATI 39/Nacab na primeira etapa e agora na segunda foi criado outro contrato de locação.

Geísa Marins, recepcionista de acolhimento do escritório afirma a importância da localidade “O escritório do sapo é um ponto de apoio e referência, reforça para o atingido que ele tem um lugar seguro de atendimento próximo de sua residência com pessoas que mesmo em curto período dividem o mesmo espaço e acompanham sua realidade, gera o conforto de ter um local próximo que atenda de forma ágil as necessidades que surgem”.

A reforma consistiu em adequar e melhorar o espaço para o atendimento às comunidades, com as trocas do forro e da parte elétrica, reforma dos banheiros e a construção de uma cozinha. De acordo com Maria José, coordenadora geral da ATI 39/Nacab: “É muito importante ter esse local preparado, adequadamente, tanto para receber a comunidade como oferecer melhor acomodação à nossa equipe que se expandiu nessa 2ª etapa, para que possa ter o melhor rendimento” também afirma que o local “é o escritório mais próximo das comunidades. L que ele foi escolhido pelos atingidos para esta função, então todo investimento de pessoal, de estrutura que estamos fazendo nessa segunda etapa é uma forma de resposta a essa escolha”.

O escritório começou a funcionar no dia 25 de outubro e segue este horário: abre às 8h, sendo que as 8h30 começa o atendimento ao público, que segue até as 16h30 e encerra sua atividade diária às 17h.

Geísa descreve como é feito o atendimento “Quando um atingido chega no escritório ele é acolhido na recepção, entendo a sua demanda e encaminho. Podendo usar os computadores disponíveis no escritório, ou se tiver alguma reunião online que precise de suporte eu faço essa prestação, se for demanda técnica ele é encaminhado ao responsável pela área de atuação da demanda e segue para sala de atendimento reservadamente com o técnico.”

Além disso é possível agendar encontro com os colaboradores técnicos para atendimento específico.

A recepcionista de acolhimento, também, afirma que “para além das funções técnicas, o escritório é um centro de vivências, um ponto de acolhimento, em que o atingido se sente confortável para vir conversar, tomar um café e estreitar os vínculos com a equipe, da mesma forma que nos sentimos confortáveis quando eles abrem suas casas para nos receber e ofertam um tempo de qualidade”.

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